Jornal Desafio
©Muzi Ntombela/BackpagePix
DESTAQUE » TERCEIRO LUGAR QUE SOUBE A PRATA!
COSAFA

TERCEIRO LUGAR QUE SOUBE A PRATA!

Mesmo sem ter conseguido um lugar no pódio na segunda edição do torneio sub-20 do COSAFA que terminou ontem na cidade sul-africana de Joanesburgo, a Selecção Nacional de futebol feminino deixou uma imagem promissora na prova.

Ontem, consentiu um empate (3-3) diante da sua congénere do Lesotho, em jogo da quarta e última jornada. Terminou com quatro pontos, que a colocam na terceira posição da tabela classificativa. Amélia Vasco, defesa da União Deportiva de Lichinga, foi eleita melhor jogadora em campo ao marcar o golo do empate para Moçambique no fechar das cortinas!

Mesmo assim, ainda que vencesse, eram escassas as possibilidades de conseguir a medalha de prata, visto que  a África do Sul continuaria à frente pela regra do confronto directo, após uma vitória por 4-0 sobre o combinado nacional na jornada inaugural.

Contudo, ainda sobre o jogo de ontem, a equipa de Victor Matine e Júlia Fumo esteve à beira de aplicar uma reviravolta, depois de ter entrado a perder ao consentir o primeiro golo aos 10 minutos, por intermédio da avançada Tholoana, sendo que seis minutos depois a baliza de Graça Machengo voltou a ser  violada, desta vez por Mofana, que pegou desprevinida a defensiva moçambicana.

Mesmo com o notório abalo e os resquícios da derrota sofrida no sábado, o conjunto moçambicano recompôs-se e reagiu à desvantagem marcando o primeiro tento à passagem do minuto 23, numa bela execução de um livre-directo apontado pela meio-campista a serviço do Ferroviário da Beira, Beatriz Zaqueu.

Crente e determinada a operar a remontada, a equipa precisou apenas de mais três minutos para voltar a marcar, cabendo desta vez a Arménia Machava, jogadora da Associação Deportiva do Albasine, estabelecendo a igualdade (2-2).

Um resultado que relançou o jogo e devolveu a crença às raparigas moçambicanas, que viriam a ser surpreendidas com o terceiro golo a seis minutos do fim da primeira etapa. Um revés que aparentemente deixou estampado no rosto das atletas um clarividente desânimo, mas não viraram a cara à luta.

Depois de um “briefing” nas “boxes”, as atletas procuraram encostar as suas adversárias às cordas  com algumas jogadas de contra-ataque, porém as investidas esbarravam na muralha defensiva contrária. Pressionadas com o tempo e dispostas a honrar o seu esforço, as jogadoras moçambicanas conseguiram o tão desejado golo da igualdade já ao apagar das luzes! Amélia Vasco (89 min.), numa incursão individual, fora da grande área, conseguiu transpor a defesa e lançou um petardo com o seu pé esquerdo para o terceiro golo. 

Um tento que premiou o esforço da atleta (depois de tentativas falhadas) e das suas colegas pela entrega e atitude combativa demonstrada nesta competição.

Frise-se que esta competição foi composta por cinco selecções dispostas num só grupo que disputaram entre si no  clássico sistema de todos contra todos em Joanesburgo, África do Sul, desde o passado dia 19 deste mês.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..