A capitã da Selecção Nacional de Futebol feminino na categoria de Sub-20, Joana Mussueie, que representa o Clube de Desportos da Costa do Sol, foi eleita para o “onze” ideal da segunda edição da Taça COSAFA, que findou no último domingo na cidade sul-africana de Joanesburgo, com a Zâmbia a ser coroada campeã.
A médio-centro de 18 anos ajudou Moçambique a conquistar o honroso terceiro lugar, tendo marcado dois golos, em conjunto com a sua colega de equipa Arménia Machava, que também cabe no “onze ideal”, tal como a zambiana Lubasi Pumulo.
Na baliza está também a zambiana Mwila Mufunte, eleita melhor guarda-redes do torneio, e na defesa o Grupo de Estudos Técnicos (TSG, na sigla em inglês) elegeu ainda as centrais Jessy Zulu (Zâmbia), Mahall Sepiriti (Lesotho) e a sul-africana Cidarella Mibe.
As extremos Siliya Mwanza (Zâmbia) e Jessica Modise integram também o selecto grupo escolhido pelo colégio dos TSG (Gupo de Estudos Técnicos), que consideraram igualmente como o melhor trio de ataque a dupla sul-africana Andrielle Mibe e Nobahle Mdelwa e, claro, sem deixar de lado a melhor marcadora do torneio, Ruth Muwowo (Zâmbia), com quatro golos.
É importante destacar que o combinado nacional concluiu a sua jornada nesta prova com um empate (3-3) diante da sua congénere do Lesotho, depois de uma vitória contra o Botswana por 3-2, uma derrota pesada no jogo de abertura contra a anfitriã África do Sul por 4-0.
Moçambique, que terminou a prova na terceira posição com quatro pontos, atrás da África do Sul, segunda classificada com 9 pontos, alcançou até aqui o seu melhor registo, com um saldo de seis golos marcados e 10 sofridos, contrariamente a 2019, onde perdeu os três jogos, marcou apenas dois golos e consentiu 10.