As finais da Liga Africana de Basquetebol (BAL) vão decorrer pela primeira vez na cidade de Pretória, capital política da África do Sul, anunciou o senegalês Amadou Gallo Fall, presidente da competição.
De acordo com Amadou Gallo Fall, as facilidades em termos de infra-estruturas e a necessidade de dar oportunidade para que outros países acolham as finais está por detrás da decisão de organizar, em Pretória, os jogos dos quartos-de-final, meias-finais e final da BAL, prova co-organizada pela Liga Americana de Basquetebol (NBA) e FIBA-África.
A final da época 2024-25 da BAL vai decorrer no sábado do dia 14 de Junho, no Sun Bet Arena, uma infra-estrutura de nível mundial com capacidade para receber 8500 espectadores sentados.
Nas quatro primeiras edições da BAL, recorde-se, as finais decorrerão na Arena Kigali, na capital do Ruanda.
Entretanto, as competições propriamente ditas da BAL, envolvendo 12 equipas, vão decorrer em três cidades diferentes, nomeadamente Rabat (Marrocos), Dakar (Senegal) e Kigali (Ruanda).
A bola será lançada pela primeira vez ao ar marcando o início da BAL quando decorrer a Conferência do Kalahari, entre 5 e 13 de Abril, em Rabat. A seguir disputar-se-á a Conferência Sahara, de 26 de Abril a 4 de Maio, no Dakar e, finalmente, de 17 de Maio a 25 de Maio, em Kigali, vai decorrer a Conferência Nilo.
Refira-se que cada conferência terá quatro equipas que jogarão entre si duas vezes. As oito equipas melhor classificadas das três conferências apuram-se para as finais a decorrer em Pretória, África do Sul.
Para já, têm lugar garantido na fase das conferências, devido ao melhor ranking do basquetebol a nível continental, os campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Ruanda, Senegal e Tunísia.