Os Ferroviários de Maputo e da Beira arrancaram com vitórias a fase regular da Liga Nacional de Basquetebol, designada Mozal, em seniores masculinos.
Nos jogos, que decorrem no Pavilhão do Maxaquene, o Ferroviário da Beira foi a primeira equipa a garantir o triunfo diante do New Vision Pemba, numa partida em que até ao intervalo já vencia por 37-56.
Após o descanso os “leões” da Baía tentaram colar-se ao adversário, ao apontar 25-28. Apesar dessa reacção, os “locomotivas” do Chiveve conseguiram controlar a partida e selaram o triunfo por 84-108.
O segundo embate colocou frente-a-frente o Ferroviário de Maputo com seu homónimo de Nampula, que esteve em vantagem até ao terceiro quarto (47-64).
No derradeiro quarto a equipa liderada por João Mulungo impôs-se e conseguiu reduzir a desvantagem para 56-64, com sete pontos do poste Edson Chavane, porém os “axinenes” continuaram no comando. A poucos minutos do fim o resultado estava fixado em 64-67 e Stélio Dinis converteu um lançamento que colocou as equipas separadas por um ponto e o Ferroviário de Maputo voltou a marcar, conseguindo passar para frente (71-68). Os “axinenes” fizeram 71-70, mas os pupilos de João Mulungo apontaram 73-70.
Na última partida do dia, o Maxaquene perdeu diante do Clube Municipal da Beira por 78-77.
Entretanto, hoje o Costa do Sol, que esteve de fora devido ao número ímpar de equipas, enfrenta o Ferroviário de Nampula, às 14:00 horas. O Municipal da Beira bate-se com o New Vision de Pemba (16:30 horas) e a última partida será o sensacional embate entre os Ferroviários de Maputo e da Beira às 19:00 horas. O Maxaquene fica de fora.