O Ferroviário de Maputo defronta o ASB Makomeno, da República Democrática do Congo, hoje, a partir das 17.00 horas, em jogo da terceira e última jornada da fase de grupos da Liga Africana de Basquetebol Feminino (WBLA), que decorre no Pavilhão Marius Ndiaye, em Dakar, Senegal.
Com duas vitórias em igual número de jogos, o Ferroviário chega a esta ronda como líder invicto do Grupo “C”, depois de vencer o REG Women BBC (78-74) e o Jeanne D’Arc de Dakar (64-30), num duelo em que as “locomotivas” entraram em campo determinadas e impuseram o seu ritmo desde o início, vencendo o primeiro quarto, por 20-3. No segundo período, o Jeanne D’Arc tentou reagir, mas o Ferroviário voltou a levar a melhor, com um parcial de 16-15.
Na segunda metade do jogo, a equipa moçambicana manteve o controlo. O terceiro quarto terminou 10-8 a seu favor, enquanto o derradeiro foi marcado por uma performance avassaladora, com um parcial de 18-4, selando uma vitória confortável.
Para o embate de hoje, a equipa moçambicana parte como favorita a conquistar a vitória diante de um adversário que ainda não somou triunfos na competição, por sinal o “lanterna vermelha”.
No entanto, ao confirmar seu favoritismo o Ferroviário cimenta a liderança isolada no grupo e assegura uma posição privilegiada para disputa da segunda fase (quartos-de-final). Por outro lado, o ASB Makomeno, último classificado do grupo, procura uma despedida digna da competição, após derrotas frente ao Jeanne D’Arc (57-34) e ao REG Women BBC (70-50).