As pugilistas internacionais moçambicanas Alcinda Panguana e Rady Gramane voltaram a puxar dos galões e, uma vez mais, subiram ao Olimpo. Desta vez foi na capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, onde a dupla treinada por Lucas Sinóia conquistou a medalha de ouro no Campeonato Africano da Zona III. Aliás, as moçambicanas foram a Congo na qualidade de convidadas, tendo aproveitado o ensejo para se aprontar rumo aos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, para onde já têm passaporte carimbado desde Fevereiro do ano passado.
Na competição, que iniciou na segunda-feira, a dupla moçambicana travou seis combates, três cada, e em todos saiu vitoriosa. Na final, por exemplo, Alcinda Panguana derrotou a congolesa Mbabi Brigitte por claros 5-0. O resultado não deixa margem para dúvidas: houve desnível total, com a moçambicana de longe superior. Superior foi também a Rady Gramane, que despachou a queniana Mwika Joel por concludentes 5-0.
O percurso das moçambicanas começou nos quartos-de-final. Aí ambas ganharam por 5-0. Alcinda bateu Elisabeth Akinyi, do Quénia, e Rady derrotou Elisabeth Ambiengo, do Congo. Nas “meias” Alcinda venceu Mbabi Elisabeth, do Congo, por 5-0, e Rady derrotou também uma congolesa, por K.O. técnico, a Tjhibala Bala.
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}