Jornal Desafio
Entre os PALOP, Celso Alvação é o único que ainda pode estar no CHAN-2024
DESTAQUE » CELSO ALVAÇÃO ÚNICO PALOP NA LISTA INICIAL PARA O CHAN
CHAN

CELSO ALVAÇÃO ÚNICO PALOP NA LISTA INICIAL PARA O CHAN

O moçambicano Celso Alvação é o único de um país de africano de língua oficial portuguesa (PALOP) que consta da pré-lista de árbitros escolhidos pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para dirigir os jogos do CHAN-2024, o Campeonato Africano das Nações destinado a jogadores que actuam nos respectivos países, que vai decorrer entre 1 a 28 de Fevereiro próximo, na Tanzania, Uganda e Quénia.

De um total de 62 árbitros que, entre a quarta-feira da semana passada (4) à última segunda-feira (9) que estiveram no Cairo, Egipto, em uma acção de formação no quadro de preparação da prova que se avizinha, o moçambicano era o único oriundo de um país de expressão portuguesa.

De entre os juízes que estiveram em formação, 25 eram principais, sendo o moçambicano um deles. Os outros, 22 eram árbitros árbitros assistentes e 15 operadores de vídeo árbitro (VAR).

Durante seis dias, os árbitros foram alvos de acções de revisão de conhecimentos teóricos e práticos de arbitragem perspectivando uma actuação de grande nível no próximo CHAN.

Dados em nosso poder indicam que o juiz moçambicano, filiado na Associação Provincial de Futebol de Inhambane teve uma prestação que agradou os diferentes instrutores e membros do comité técnico da CAF, mas ainda não sabe se vai ou não constar da lista final que vai dirigir os jogos do CHAN-2024. A informação deve ser anunciado a meio do próximo mês de Janeiro de 2025.

Se for seleccionado, Alvação vai estar no seu segundo CHAN, depois da estreia quando do Argélia-2022, disputada entre Janeiro e Fevereiro de 2023.

Cotado como um dos promissores árbitros africanos da actualidade, na época 2024/25, o moçambicano já dirigiu seis jogos de diferentes competições da CAF.

Para o acesso à fase de grupos desta mesma Taça CAF, a 13 de Setembro, Celso Alvação dirigiu o jogo entre o Stellenbosch FC da África do Sul e AS Vita Club da República Democrática do Congo (2-0).

Já na qualificação ao CAN-2025, cuja fase final terá lugar no Marrocos, o juiz moçambicano dirigiu os jogos República do Congo – Sudão do Sul (1-0), Tanzania – República Democrática do Congo (0-2) e Ruanda – Líbia (0-1), respectivamente nos dias 5 de Setembro, 15 de Outubro e 14 de Novembro.

Finalmente, a 27 dee Novembro, dirigiu o jogo entre o AsecMimosas da Costa do Marfim e o ASC Jaraaf do Senegal (2-0), que contava para a primeira jornada do Grupo “C” da Taça CAF.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..