O moçambicano Celso Alvação é o único de um país de africano de língua oficial portuguesa (PALOP) que consta da pré-lista de árbitros escolhidos pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para dirigir os jogos do CHAN-2024, o Campeonato Africano das Nações destinado a jogadores que actuam nos respectivos países, que vai decorrer entre 1 a 28 de Fevereiro próximo, na Tanzania, Uganda e Quénia.
De um total de 62 árbitros que, entre a quarta-feira da semana passada (4) à última segunda-feira (9) que estiveram no Cairo, Egipto, em uma acção de formação no quadro de preparação da prova que se avizinha, o moçambicano era o único oriundo de um país de expressão portuguesa.
De entre os juízes que estiveram em formação, 25 eram principais, sendo o moçambicano um deles. Os outros, 22 eram árbitros árbitros assistentes e 15 operadores de vídeo árbitro (VAR).
Durante seis dias, os árbitros foram alvos de acções de revisão de conhecimentos teóricos e práticos de arbitragem perspectivando uma actuação de grande nível no próximo CHAN.
Dados em nosso poder indicam que o juiz moçambicano, filiado na Associação Provincial de Futebol de Inhambane teve uma prestação que agradou os diferentes instrutores e membros do comité técnico da CAF, mas ainda não sabe se vai ou não constar da lista final que vai dirigir os jogos do CHAN-2024. A informação deve ser anunciado a meio do próximo mês de Janeiro de 2025.
Se for seleccionado, Alvação vai estar no seu segundo CHAN, depois da estreia quando do Argélia-2022, disputada entre Janeiro e Fevereiro de 2023.
Cotado como um dos promissores árbitros africanos da actualidade, na época 2024/25, o moçambicano já dirigiu seis jogos de diferentes competições da CAF.
Para o acesso à fase de grupos desta mesma Taça CAF, a 13 de Setembro, Celso Alvação dirigiu o jogo entre o Stellenbosch FC da África do Sul e AS Vita Club da República Democrática do Congo (2-0).
Já na qualificação ao CAN-2025, cuja fase final terá lugar no Marrocos, o juiz moçambicano dirigiu os jogos República do Congo – Sudão do Sul (1-0), Tanzania – República Democrática do Congo (0-2) e Ruanda – Líbia (0-1), respectivamente nos dias 5 de Setembro, 15 de Outubro e 14 de Novembro.
Finalmente, a 27 dee Novembro, dirigiu o jogo entre o AsecMimosas da Costa do Marfim e o ASC Jaraaf do Senegal (2-0), que contava para a primeira jornada do Grupo “C” da Taça CAF.