Haverá pagamento aos vencedores das diferentes categorias dos prémios que este ano a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) introduziu no Moçambola, mas a Gala projectada para tal fica sem efeito.
A informação foi dada ao nosso Jornal pelo presidente da LMF, Alberto Simango Júnior, que reconhece que o momento de instabilidade social provocada pelas manifestações violentas que acontecem depois das eleições de 9 de Outubro forçam o organismo que dirige a ser contido em actos de celebrações.
Para o dirigente, a LMF, em parceria com a Hidroléctrica de Cahora Bassa (HCB), empresa que financia os prémios, estão a finalizar o processo burocrático para que todos os contemplados nos prémios recebam os valores devidos.
No entanto, o acto será feito sem que seja num evento solene, projectado desde o início do campeonato.
“A LMF e a HCB chegaram ao entendimento de que o momento que o país vive não nos permite fazer uma festa que tenha música e que incida sobre a distribuição de cheques gigantes mostrando somas de dinheiro. Não é que queremos esconder qualquer coisa que seja. Apenas julgamos que é preciso sermos contidos. É um momento sensível que todos estamos a atravessar, em quanto país e, por isso, optamos pela contenção. A Gala dos prémios foi cancelada e julgamos ser uma decisão acertada”, começou por explicar Simango Júnior que, a seguir, garante que nos próximos dias todos os premiados vão receber os valores de que são devidos.
“O patrocinador (HCB) concordou em não fazermos a Gala pelas razões atrás explicadas. No entanto, garantiu que, assim que receber da LMF a lista dos nomes e contas bancárias de todos os atletas e clubes premiados, procederá com as transferências dos valores. Como se sabe e para salvaguardar a flexibilidade do processo de pagamento dos premiados, desde o início do campeonato que deixámos essa tarefa com o próprio patrocinador. Portanto, assim que terminar o processo de certificação de quem venceu nas diversas categorias, a LMF vai enviar os nomes e contas bancárias à HCB para fazer os pagamentos”, prosseguiu o dirigente.