Jornal Desafio
DESTAQUE » UP VOLTA A MANDAR NA ZONA
VOLEIBOL

UP VOLTA A MANDAR NA ZONA

O voleibol nacional está em festa! A Universidade Pedagógica de Maputo voltou, no sábado, a conquistar o título africano da Zona VI em seniores femininos, com uma vitória sobre o Spiking Stars do Botswana por 3-1, encerrando uma participação cem por cento vitoriosa na competição.

Na capital do Bostwana, Gaberone, as “pedagogas” voltaram a mandar e a mostrar por que razão são as rainhas na Zona VI. No ano passado, a festa tinha sido feita em Maseru,  Lesotho,  com um triunfo sobre o Kutlwano, também, do Bostwana,  país que vem fazendo um trabalho invejável na zona.

A história já mandava dizer que o voleibol a nível da Zona VI tem sido maioritariamente dominado pelas equipas nacionais. AT-Nampula, Académica e UP-Maputo são as colectividades que já se sagraram campeãs em masculinos e femininos. Por isso, o respeito que granjeava por parte dos adversários era enorme e os adversários estavam sob aviso. 

A UP, em femininos, tinha a responsabilidade de manter esse estatuto. Diga-se de passagem que soube defender o tradicional favoritismo que as equipas nacionais alcançaram ao longo de mais de uma década de conquistas que iniciou em 2011, quando AT venceu a competição pela primeira vez.

Com os parciais de 25-16, 25-14, 23-25 e 25-16, as “pedagogas” bateram as anfitriãs que nem com ajuda do seu público conseguiram suplantar as treinadas de Ângelo Lourenço. 

A UP-Maputo foi a única que teve uma série cem por cento vitoriosa. Começou por vencer na fase de grupos o Support Unit, do Zimbabwe, BDF VI, do Bostwana, Manyame Falcons, do Zimbabwe, e Revivals, da Namíbia. Já na fase a eliminar bateu nos oitavos-de-final o Black Mambas, do Zimbabwe, nos “quartos” o Kutlwano, do Botswana, e nas meias-finais o Green Buffaloes, da Zâmbia.

Além dos troféus, Taça e medalhas, a UP foi premiada com 2500 dólares. 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..