O nosso campeão chama-se Édson Moisés Machavane. Nasceu a 13 de Setembro de 1995, no populoso bairro 25 de Junho (Choupal), periferia da cidade de Maputo, da união entre Violeta Manuel Chilaúle e Moisés João Machavane. A paixão pelas artes marciais surge de forma acidental. Ele e seu amigo Emerson Pedro, que para si é um irmão, saíam da catequese quando um incidente acabou sendo um catalisador para abraçarem as artes marciais, com o intuito de aprenderem a defender-se.
“Nesse dia tivemos um mal-entendido com o pai da poesia em “Moz”, o Gonçalves Gonçalo, que na altura já era praticante de artes marciais. Éramos malandros, gostávamos de provocar e criar algumas brigas. Só que no tal dia tivemos de correr, depois de levarmos uma porrada industrial com ele. Ficámos curiosos, conversámos com ele e caímos de corpo e alma na artes marciais”.
NA ÁFRICA DO
SUL DESDE 2019
Daí em diante, a dupla trabalhou arduamente em Maputo, a paixão foi crescendo e a cada ano que passava os dois amigos sentiam que nasceram destinados às artes marciais, pelo que foram acreditando que, com o tempo, trabalho, dedicação e persistência podiam chegar longe.
Em busca de melhores condições de trabalho, num meio onde a competição é mais séria e intensa, África do Sul foi a escolha acertada, pelo que desde 2019 que a dupla se encontra naquele país vizinho, onde cada um segue o seu caminho. Enquanto o nosso entrevistado reside em Joanesburgo, o seu amigo está baseado em Pretória.