A cotação dos futebolistas nacionais a actuarem no estrangeiro tem estado constantemente a sofrer alterações, pesando para tal o desempenho, tempo de utilização e idade. Estes factores determinam o valor de mercado de cada um dos futebolistas não só moçambicanos, mas de outros quadrantes.
Em 2024 houve várias mexidas no gráfico publicado pelo Transfer Market, site oficial que acompanha detalhadamente o valor de mercado de todos futebolistas a nível mundial, e entre os moçambicanos houve uma alteração que salta mais à vista, que tem que ver com a subida de Geny Catamo e a queda de Reinildo para o segundo lugar. A troca de posições não causa surpresa, já que o extremo do Sporting esteve muitos furos acima do lateral do Atlético de Madrid, desempenhando um papel fulcral na sua equipa, ao contrário do seu compatriota que perdeu destaque no “xadrez” de Diego Simeone.
De resto, o top 3 dos atletas mais valorizados manteve-se em Dezembro de 2024, comparativamente ao período homónimo de 2023. Geny Catamo é agora líder, seguido de Reinildo e Bruno Langa, com este último a manter o terceiro lugar na lista dos mais cotados.