Os internacionais moçambicanos Bruno Langa e Reinildo estarão em acção esta noite nos oitavos-de-final da Copa do Rei, como é conhecida a Taça da Espanha, com os dois, à prior, a terem grandes chances de avançar para os quartos-de-final da segunda mais importante competição do calendário futebolístico espanhol.
Em grande forma, o Almería, de Bruno Langa, líder isolado da II Liga, enfrenta, a partir das 20.30 horas, em sua casa, o Estádio Power Horse, o Leganés, 16.º classificado da I Liga, enquanto o Atlético de Madrid, de Reinildo, líder da I Liga, bate-se, às 22.30 horas, com o Elche, no segundo posto da II Liga.
Neste momento, a equipa de Bruno Langa está em melhores condições de conseguir a vitória, mesmo estando num escalão abaixo. É que o Almería chega a este confronto com uma sequência bastante positiva, contabilizando quatro vitórias e um empate nos seus últimos cinco jogos e não sabe o que é perder há 16 partidas. A última derrota foi a 13 de Outubro no campo do Oviedo, sendo que de lá para cá venceu e empatou em jogos para o campeonato e taça.
Neste percurso arrebatador, importa destacar o triunfo espectacular nos 16 avos-de-final, por 4 -1, sobre o Sevilha, um dos maiores clubes do futebol espanhol, actualmente 13.º classificado. Além de afastar os sevilhanos, os “andaluzes” deixaram pelo caminho o Reyes e Cultural Leonesa. Realçar que, na sua aparição mais recente, na La Liga 2, Almería mostrou-se imponente ao derrotar o Córdoba por 3-0.
Por outro lado, o Leganés apresenta um desempenho mais oscilante nos seus últimos compromissos, com duas vitórias, um empate e duas derrotas, embora na Copa do Rei tem vindo a aguentar a pressão. Para chegar aos “oitavos” venceu o Cartagena por 2-1. Antes tinha eliminado o Estepona e o Cidade Lucena.
Mas de um modo geral, o Leganés é uma equipa capaz do melhor e do pior. Facto elucidativo dessa irregularidade foi a vitória na casa do Barcelona (0-1) e goleada em casa diante do Villarreal por 5-2.
Duas horas depois arranca, no Estádio Manuel Martínez Valero em Elche, o duelo entre equipa da casa e o Atlético de Madrid.
A formação do lateral-esquerdo moçambicano, que ao contrário de Bruno Langa não tem sido utilizado, atravessa um momento de forma gigantesco, contabilizando 14 vitórias consecutivas em jogos para o campeonato, Liga dos Campeões e Taça da Espanha.
Os “colchoneros” detêm, por isso, cem por cento do favoritismo para este encontro, que, todavia, não se antevê fácil. É que o Elche também vive um período entusiasmante, estando invicto nos últimos cinco jogos, desempenho que lhe valeu na ronda passada do campeonato a subida à segunda posição, conferindo-lhe a promoção directa para a La Liga.
Um dado que pode criar mais interesse em torno desta partida é o facto de, na última vez que estas equipas se enfrentaram, a 14 de Maio de 2023, o Elche ter vencido por 1-0 .
Para chegar a esta fase, o Atlético de Madrid venceu o Vic (0-2), Cacereño (1-3) e Marbella (0-1), enquanto o Elche afastou o Yeclano (0-1) e Las Palmas (4-0), este último da I Liga.