A Selecção Nacional de basquetebol feminino já se prepara para o apuramento ao Afrobasket-2025, com o segundo dia de trabalho realizado ontem no pavilhão do Desportivo de Maputo.
Comandado por Nilton Manheira e Carlos Dezanove, o combinado nacional trabalha intensamente para garantir presença na prova que vai decorrer de 2 a 10 de Fevereiro na capital angolana, Luanda.
No entanto, para esta competição apenas jogadoras que actuam a nível nacional integram a convocatória, visto que as que jogam no estrangeiro estão praticamente no fim da época. “Vamos trabalhar com atletas que actuam internamente, como é a primeira fase, e neste momento as jogadoras estrangeiras estão numa fase um bocadinho crucial e a entrar praticamente para o fim da época”, disse Manheira.
Em relação ao tempo de preparação, o seleccionador explicou a estratégia inicial do grupo, “nesta fase vamos trabalhar a recuperação física das atletas, visto que vêm de um interregno e vamos trabalhar aspectos técnicos e tácticos. Vamos trabalhar tudo que tem que ver com a competição e com o jogo, porque temos pouco tempo, a eliminatória será em Fevereiro e até lá temos de fazer vinte sessões de treinos, que serão bidiários, exceptuando aos domingos e quartas-feiras, que teremos apenas uma sessão. “