O Ferroviário de Maputo iniciou hoje o estágio de uma semana em Xai-Xai, capital provincial de Gaza, no prosseguimento dos trabalhos da pré-época que arrancaram praticamente no dia 17 deste mês, em Maputo, com treinos bidiários nos campos da Liga Desportiva e do Afrin, na Matola, dedicados, sobretudo, à readaptação ao esforço com vista à recuperação física.
Em Xai-Xai, os “locomotivas” da capital estarão concentrados alternadamente nos campos municipal de Xai-Xai e do Ferroviário de Gaza, onde irão dar continuidade aos trabalhos com a bola, aliando a condição física à técnica, de modo que na semana seguinte os atletas estejam aptos para o início dos trabalhos técnico-tácticos virados ao modelo do jogo que vai caracterizar a actuação da equipa.
O estágio tem essencialmente como objectivo reagrupar o plantel para proporcionar mais contacto e harmonia entre os atletas tendo como finalidade a consolidação do conjunto.
Fazendo o balanço da primeira semana de preparação, entre jogadores que transitaram da época passada e novos contratados, o treinador-principal do Ferroviário de Maputo, Carlos Manuel (Caló), descreveu o ambiente de saudável, porque envolve atletas maioritariamente jovens.
Anotou que apesar dos primeiros dias convergirem essencialmente à readaptacão ao esforço, os trabalhos referentes à primeira semana incluíram também o contacto com a bola, mas sem intensidade ou profundidade, em virtude da condição física dos jogadores.
Importa referir que durante a primeira semana de trabalhos de campo, na capital do país, os atletas do Ferroviário estiveram concentrados no centro de estágio junto ao Estádio da Machava, donde partiam para as suas casas no fim dos trabalhos.