O Estádio Nacional do Zimpeto foi na última segunda-feira alvo de inspecção pelos oficiais da Confederação Africana de Futebol (CAF) após a apreciação do relatório enviado pela Federação Moçambicana da modalidade (FMF) sobre o estado do piso.

A inspecção acontece após intervenções que decorrem desde Janeiro último visando a recuperação do relvado com vista a acolher os jogos envolvendo a Selecção Nacional, os “Mambas”, inseridos na fase de qualificação ao Mundial-2026, a começar pela partida frente à Uganda agendada para o dia 17 de Março a contar para a quinta jornada do Grupo “G”.
O estádio foi interdito pela CAF em Dezembro último com base em imagens televisivas divulgadas depois do jogo entre a Associação Black Bulls (ABB), representante moçambicano nas Afrotaças, e Enyimba da Nigéria a contar para a fase de grupos da Taça CAF.
As imagens actuais do piso são encorajadoras depois do esforço feito pelos técnicos afectos ao Estádio do Zimpeto com vista a devolver vida à relva, que tem tido a “bênção” da chuva que vem caindo com alguma regularidade nos últimos tempos e que propiciou um ambiente favorável ao seu rápido florescimento reforçado pela aplicação de insecticidas e fertilizantes.
Feita a inspecção, a CAF deverá se pronunciar nos próximos dias sobre a aprovação ou não do estádio, que foi interdito desde a sua inauguração em 2011.