Jornal Desafio
DESTAQUE » DUELO COM ARGÉLIA VALE FUGA NO PÓDIO
QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL” DE 2026

DUELO COM ARGÉLIA VALE FUGA NO PÓDIO

Será já madrugada de depois de amanhã, quarta-feira, quando chegará ao fim o jogo entre Moçambique e Argélia, referente à sexta jornada e que vale a liderança isolada do Grupo “G” da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, cuja fase final será co-organizada pelos Estados Unidos da América, México e Canadá.

As duas equipas estão empatadas na liderança do Grupo “G” com 12 pontos, mas com a Argélia a ganhar primazia pelas regras de desempate, por ter a melhor diferença entre os golos marcados e sofridos, e amanhã jogam pela fuga no primeiro lugar.

O jogo entre Argélia e Moçambique está marcado para as 23.00 horas (horário moçambicano), duas a mais do que o horário argelino e terá como palco o Estádio Nelson Mandela, na capital Argel. Isso equivale a dizer que quando o embate chegar ao fim (cerca de 1.00 hora) já será madrugada de quarta-feira em Moçambique.

Os dois líderes do Grupo “G” reencontram-se 16 meses depois de se terem defrontado, a 19 de Novembro de 2023, para a segunda jornada. O encontro foi ganho pelos argelinos, em Maputo, por 2-0.

Depois de muita água passada debaixo da ponte, “Raposas do Deserto” e “Mambas” batem-se amanhã depois de terem sido felizes nos jogos da quinta e última jornada da primeira volta.

Os moçambicanos, jogando na qualidade de anfitriões, mas em casa emprestada no Estádio Internacional do Cairo, Egipto, bateram Uganda (3-1), na passada quinta-feira, com dois golos de Pepo Santos e outro de Stanley Ratifo.

No dia seguinte, sexta-feira, a Argélia respondeu, indo a Gaberone derrotar o Botswana, também, por 3-1.

No outro jogo do grupo, a Somália conquistou o seu primeiro ponto, ao empatar sem golos com a Guiné Conacri.

É neste contexto que Moçambique e Argélia somam 12 pontos e partilham a liderança do Grupo “G”, o que faz do embate de amanhã crucial na determinação do futuro da campanha. No entanto, as “Raposas do Deserto”, nome de guerra da Argélia, levam vantagem sobre os “Mambas” nos critérios de desempate, pois têm seis golos positivos, frutos de 11 marcados e cinco sofridos. Por sua vez, a equipa de Chiquinho Conde tem apenas três tentos positivos, resultantes de nove marcados e seis sofridos.

Na pauta classificativa segue de longe, em terceiro lugar, a Guiné Conacri  com sete pontos. O Botswana e Uganda têm seis pontos cada e estão, respectivamente, em quarto e quinto lugares. Apesar de ter pontuado pela primeira vez no empate em casa da Guiné Conacri, com o ponto conquistado a Somália não deixa de segurar a “lanterna vermelha”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.