Um total de 16 escolas, 30 equipas e 360 atletas de ambos os sexos da cidade de Maputo participam a partir do próximo sábado na segunda edição do Torneio Jr. NBA, numa iniciativa da Fundação Clarice Machanguana em parceria com a Liga Americana de Basquetebol (NBA) e a petrolífera norte-americana ExxonMobil.

O evento, que inicia no próximo sábado com a cerimónia de lançamento que contempla a realização de um clinic para treinadores e atletas e, ainda, a disputa de dois jogos de exibição na Escola Portuguesa, prolongar-se-á até o mês de Setembro, com a disputa das finais.
Entretanto, diferentemente de 2024, em que o Torneio Jr. NBA contou com a participação de escolas das cidades de Maputo e Matola, este ano tomarão parte do evento somente escolas da capital do país.
De acordo com Clarice Machanguana, antiga poste da Selecção Nacional e patrona da Fundação que leva o seu nome, mentora do projecto, a escassez de recursos financeiros está na origem da restrição da abrangência do evebto deste ano à cidade de Maputo.
Segundo a antiga craque, desde sempre havia a intenção de ver as acções da Fundação alargadas a outras cidades e províncias do país, mas tal vontade está dependente da existência de mais recursos financeiros.
Refira-se que em 2024 a Jr. NBA foi ganha pelas escolas secundárias Josina Machel e Francisco Manyanga, ambas da cidade de Maputo, em masculinos e femininos, respectivamente.