Jornal Desafio
A segunda edição da Jr. NBA começa a ser jogada no próximo sábado
DESTAQUE » ESCOLAS DA CAPITAL NO TORNEIO JR. NBA
BASQUETEBOL

ESCOLAS DA CAPITAL NO TORNEIO JR. NBA

Um total de 16 escolas, 30 equipas e 360 atletas de ambos os sexos da cidade de Maputo participam a partir do próximo sábado na segunda edição do Torneio Jr. NBA, numa iniciativa da Fundação Clarice Machanguana em parceria com a Liga Americana de Basquetebol (NBA) e a petrolífera norte-americana ExxonMobil.

O evento, que inicia no próximo sábado com a cerimónia de lançamento que contempla a realização de um clinic para treinadores e atletas e, ainda, a disputa de dois jogos de exibição na Escola Portuguesa, prolongar-se-á até o mês de Setembro, com a disputa das finais.

Entretanto, diferentemente de 2024, em que o Torneio Jr. NBA contou com a participação de escolas das cidades de Maputo e Matola, este ano tomarão parte do evento somente escolas da capital do país.

De acordo com Clarice Machanguana, antiga poste da Selecção Nacional e patrona da Fundação que leva o seu nome, mentora do projecto, a escassez de recursos financeiros está na origem da restrição da abrangência do evebto deste ano à cidade de Maputo.

Segundo a antiga craque, desde sempre havia a intenção de ver as acções da Fundação alargadas a outras cidades e províncias do país, mas tal vontade está dependente da existência de mais recursos financeiros.

Refira-se que em 2024 a Jr. NBA foi ganha pelas escolas secundárias Josina Machel e Francisco Manyanga, ambas da cidade de Maputo, em masculinos e femininos, respectivamente.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.