Jornal Desafio
DESTAQUE » CHANAYA E SURAYA EM VANTAGEM NO “PLAY-OFF”
BASQUETEBOLISTAS NA DIÁSPORA

CHANAYA E SURAYA EM VANTAGEM NO “PLAY-OFF”

O CRC Quinta dos Lombos, das internacionais moçambicanas Chanaya Pinto e Suraya Rijal, arrancou da melhor forma os quartos-de-final dos “play-off” da I Liga portuguesa de basquetebol, conhecida por Betclic, ao vencer, no sábado, o GDESSA Barreiro por 57-55, num duelo renhido disputado diante de 400 espectadores.
A primeira parte, apesar da pouca eficácia de lançamento, foi disputada a um ritmo muito alto e com várias mudanças de liderança no marcador, sendo os visitantes a sair por cima ao intervalo (21-23), depois de dois parciais de 10-10 e 11-13.
Após o regresso dos balneários, o registo da partida manteve-se semelhante aos primeiros 20 minutos e com um parcial de 18-17 no terceiro período, os dois clubes estavam separados pela margem mínima. Nos derradeiros dez minutos, os anfitriões conseguiram a reviravolta e a primeira vitória na série frente ao conjunto do Barreiro. Nota para o final da partida, com Jasmine Powell a conseguir empatar o encontro a 55-55 nos últimos segundos e pouco depois Sara Caetano, dos Lombos, marcou um lançamento na passada para garantir o triunfo por 57-55.
Chanaya Pinto actuou por 36:40 minutos e contribuiu com 16 pontos e cinco ressaltos, Suraya, por sua vez, fez seis pontos aos quais juntou cinco ressaltos em 18:56 minutos.
Já em outro jogo dos “play-off”, o Barcelos de Vânia Sengo perdeu em casa diante do Esgueira Aveiro por 67-64, numa partida igualmente equilibrada. Apesar do duplo-duplo da moçambicana (15 pontos e 12 ressaltos) a sua equipa não conseguiu segurar a vantagem construída no terceiro quarto e cedeu no último período (18-20).
As séries seguem agora para o jogo dois, onde os vencedores procuram fechar a eliminatória e carimbar a passagem às meias-finais.
Já em masculinos, o Sangalhos DC, que conta com o internacional moçambicano Dário Manhanga, sofreu uma derrota por 85-71 diante do CB Queluz, no sábado, em jogo da II.ª fase – Grupo Promoção da Proliga portuguesa.
Apesar de um bom arranque da formação visitante, que venceu o primeiro quarto por 25-21 e foi para o intervalo empatada (39-39), o segundo tempo revelou-se difícil para o Sangalhos. O Queluz cresceu no terceiro período (27-17) e confirmou a vitória com um parcial de 19-11 no último quarto.
Dário Manhanga esteve em campo por 13:28 minutos tendo somado sete pontos e um ressalto defensivo. Com este resultado, o Sangalhos vê-se pressionado a reagir nas próximas jornadas para manter viva a esperança de subida à Liga principal.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.