Águias Especiais está, pela primeira vez, na final do Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos, depois de bater a A Politécnica por 62-60, num jogo equilibrado que fechou a fase regular da competição.
Com este triunfo a jovem formação assegurou o segundo lugar na tabela classificativa e terá pela frente, na grande final, o Costa do Sol, equipa que liderou a fase regular de forma invicta e que já vai para a sua terceira final consecutiva no Torneio de Abertura.
Será, aliás, a primeira vez que Águias Especiais e Costa do Sol se enfrentam numa final, um cenário que quebra a hegemonia recente do Ferroviário de Maputo neste torneio. Nas três últimas épocas o Costa do Sol discutiu o título com os “locomotivas”, num duelo que se tornou clássico, mas que este ano dá lugar a uma nova narrativa – o embate entre uma equipa consolidada e um conjunto em clara ascensão.
No entanto, Águias chega finalmente a uma final com mérito e consistência. A sua caminhada ficou marcada por um momento histórico: a vitória sobre o Ferroviário de Maputo por 66-45 na oitava jornada da fase regular. Foi a primeira vez que Águias bateu os “locomotivas”, um feito que não só quebrou um enguiço de anos como também colocou a equipa na rota da decisão.
O Costa do Sol chega à final com ambições renovadas, agora sob comando técnico de Milagre Macome. Os “canarinhos” procuram recuperar o título que já conquistaram no passado e têm no colectivo forte e na profundidade do plantel os seus principais trunfos. A presença em mais uma final confirma a consistência do projecto desportivo do clube, que tem apostado na mistura entre juventude e experiência.
Do outro lado, está Águias Especiais motivada, com sede de conquistar o seu primeiro grande troféu e com uma energia contagiante dentro e fora do campo. Estarão frente-a-frente uma equipa tradicional, já habituada a decisões, e um conjunto em ascensão, determinado a escrever uma nova história no basquetebol da capital.
Tudo indica que a final será um dos momentos mais aguardados da prova e que poderá marcar o início de uma nova rivalidade no basquetebol moçambicano.