Jornal Desafio
DESTAQUE » CLUBES DE ANDEBOL REIVINDICAM TROFÉUS
ANDEBOL

CLUBES DE ANDEBOL REIVINDICAM TROFÉUS

Os clubes que movimentam o andebol na capital do país reivindicam junto à associação que rege a modalidade (AANDCM) troféus e medalhas conquistados em diferentes provas disputadas desde 2019.
Essa situação tem colocado a AANDCM e os seus filiados de costas voltadas, com os clubes a justificarem o não cumprimento das suas obrigações sociais, nomeadamente o pagamento de taxas, com a inércia do órgão que dirige o andebol na capital.
Aliás, este clamor dos clubes surge na sequência de a AANDCM ter-lhes acusado de terem dívida acumulada, o que inviabiliza provas do andebol na capital.
Confrontado com a situação, o presidente da AANDCM, Alberto Amone, mais conhecido por Betinho nos meandros desportivos, confirmou que o órgão deve troféus, mas somente dos anos 2023 e 2024.
Mesmo assim, Betinho afirma que dentre os clubes devidos apenas o Ferroviário é que tem a legitimidade de reivindicar o troféu, pois tem “ficha limpa”, sendo que os restantes, nomeadamente Costa do Sol, Matchedje, Malhangalene, Sansão Muthemba, Náutica e Maxaquene, não têm o direito de reclamar taças e medalhas, pois são devedores.
“É com o dinheiro que eles não pagam, ou seja, que devem que a Associação compra os troféus e medalhas, pelo que não faz sentido eles exigirem isso. Reconheço a reivindicação, por exemplo, do Ferroviário, pois tem contas quitadas, mas os outros não”, reagiu.
Em relação à pressão para se demitir, Alberto Amone diz não estar preocupado com essas insinuações.
“Se achar que já não sirvo para o andebol irei me demitir. O que devo dizer é que brevemente iremos convocar uma assembleia-geral para discutir a vida da associação e uma das coisas que iremos pedir nessa reunião é que os clubes cumpram com as suas obrigações. Repare que até os árbitros estão a ser devidos os honorários de 2023 e 2024”, atirou.
A AANDCM é também acusada de funcionar sem conta bancária institucional, o que descredibiliza o organismo.
“Estamos sem conta bancária porque não tínhamos a associação legalizada, isto é, com estatutos publicados no Boletim da República. Agora já está legalizada e estamos a tramitar o processo para abrirmos a conta”, explicou.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.