Os clubes que movimentam o andebol na capital do país reivindicam junto à associação que rege a modalidade (AANDCM) troféus e medalhas conquistados em diferentes provas disputadas desde 2019.
Essa situação tem colocado a AANDCM e os seus filiados de costas voltadas, com os clubes a justificarem o não cumprimento das suas obrigações sociais, nomeadamente o pagamento de taxas, com a inércia do órgão que dirige o andebol na capital.
Aliás, este clamor dos clubes surge na sequência de a AANDCM ter-lhes acusado de terem dívida acumulada, o que inviabiliza provas do andebol na capital.
Confrontado com a situação, o presidente da AANDCM, Alberto Amone, mais conhecido por Betinho nos meandros desportivos, confirmou que o órgão deve troféus, mas somente dos anos 2023 e 2024.
Mesmo assim, Betinho afirma que dentre os clubes devidos apenas o Ferroviário é que tem a legitimidade de reivindicar o troféu, pois tem “ficha limpa”, sendo que os restantes, nomeadamente Costa do Sol, Matchedje, Malhangalene, Sansão Muthemba, Náutica e Maxaquene, não têm o direito de reclamar taças e medalhas, pois são devedores.
“É com o dinheiro que eles não pagam, ou seja, que devem que a Associação compra os troféus e medalhas, pelo que não faz sentido eles exigirem isso. Reconheço a reivindicação, por exemplo, do Ferroviário, pois tem contas quitadas, mas os outros não”, reagiu.
Em relação à pressão para se demitir, Alberto Amone diz não estar preocupado com essas insinuações.
“Se achar que já não sirvo para o andebol irei me demitir. O que devo dizer é que brevemente iremos convocar uma assembleia-geral para discutir a vida da associação e uma das coisas que iremos pedir nessa reunião é que os clubes cumpram com as suas obrigações. Repare que até os árbitros estão a ser devidos os honorários de 2023 e 2024”, atirou.
A AANDCM é também acusada de funcionar sem conta bancária institucional, o que descredibiliza o organismo.
“Estamos sem conta bancária porque não tínhamos a associação legalizada, isto é, com estatutos publicados no Boletim da República. Agora já está legalizada e estamos a tramitar o processo para abrirmos a conta”, explicou.
DESTAQUE » CLUBES DE ANDEBOL REIVINDICAM TROFÉUS
Artigo anterior
Artigo a seguir

Artigos relacionados:
Carregando....