Jornal Desafio
Foto: FMF. O primeiro desafio será o Torneio da UFFLP, que regressa a Cascais
DESTAQUE » SELECÇÃO SUB-17 JÁ PREPARA COMPROMISSOS
FUTEBOL

SELECÇÃO SUB-17 JÁ PREPARA COMPROMISSOS

A Selecção Nacional de Futebol Sub-17, orientada por Luís Guerreiro, deu início à preparação com vista à participação em três competições internacionais importantes: o Torneio da União das Federações de Futebol de Língua Portuguesa (UFFLP), os Jogos da CPLP e o Torneio Regional da COSAFA.

O primeiro desafio será o Torneio da UFFLP, que regressa a Cascais, Portugal, entre os dias 22 e 29 de Junho. Na sua última edição, a equipa moçambicana conquistou a medalha de bronze, marcando um feito histórico. O evento reúne jovens talentos de países lusófonos como Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, fortalecendo os laços desportivos e oferecendo uma plataforma internacional para os atletas em ascensão.

Seguem-se os Jogos da CPLP, que terão lugar em Timor-Leste, de 17 a 27 de Julho. Ambos torneios servirão como preparação para o Torneio da COSAFA, agendado para decorrer no Zimbabwe, de 3 a 13 de Setembro.

O seleccionador Luís Guerreiro explicou como está a decorrer a preparação.

“Os trabalhos estão a decorrer muito bem em termos de observação dos jogadores da Zona Sul. Portanto, já identificámos alguns atletas que nos deram boas indicações. Dentro deste plano, vamos seguir para as zonas Centro e Norte, de modo que possamos ter mais jogadores de qualidade para a selecção,” afirmou.

A estratégia passa pela realização de torneios interselecções nas diferentes regiões do país.

“Haverá torneios de interselecções, onde estarão os melhores jogadores das zonas Centro e Norte  para concluirmos a escolha e termos o plantel já formado, para começarmos a preparar o torneio de Portugal e depois o da CPLP”, explicou o técnico.

Guerreiro destacou ainda que os atletas seleccionados para os torneios em Portugal e Timor-Leste serão os mesmos que representarão o país no Torneio da COSAFA, considerado o principal objectivo da época.

“O objectivo principal será sempre o torneio da COSAFA, tendo em vista o apuramento ao Campeonato Africano de Futebol (CAN), para ver se podemos alcançar a meta de levar, pela primeira vez, a Selecção Nacional de Sub-17 ao Campeonato do Mundo,” sublinhou.

Quanto ao critério de idades, o seleccionador foi claro. “Estamos a observar atletas entre 16 e 15 anos para participarem no COSAFA. Porque não se admite atletas de 2008, já com 17 anos, pois se formos apurados para o CAN, eles têm que ter 16 anos e não 18. É a exigência do COSAFA e é com essa idade que estamos a trabalhar,” explicou.

O técnico mostrou-se confiante com o progresso da preparação. “Estamos satisfeitos com o trabalho preparatório, apesar de agora contarmos apenas com jogadores da Zona Sul, acredito que iremos também encontrar atletas de qualidade nas províncias”.

A Selecção Sub-17 prepara-se com ambição e rigor, apostando no talento jovem nacional para elevar o nome de Moçambique nos palcos internacionais.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.