Jornal Desafio
DESTAQUE » CONSIDERA JUNAID LALGY: GENY ESTÁ NO PONTO PARA DAR MAIS UM SALTO
FUTEBOLISTAS NA DIÁSPORA

CONSIDERA JUNAID LALGY: GENY ESTÁ NO PONTO PARA DAR MAIS UM SALTO

O presidente da Associação Black Bulls, Junaide Lalgy, clube que projectou Geny Catamo para o futebol português, disse ao jornal “Record”, citado pelo portal leonino, que o extremo está em condições de experimentar clubes e campeonatos com maior competitividade e visibilidade mundial.

O proprietário da Academia Black Bulls, um dos primeiros emblemas do ala “leonino”, acredita que o jovem é um exemplo para os seus compatriotas, tendo em conta as dificuldades que passou e o nível que conseguiu atingir.

“Como sucedeu com o Geny, houve muitos outros miúdos moçambicanos que vieram para Portugal e não conseguiram se afirmar. Não vou citar, não vale a pena. A mentalidade do jogador moçambicano e africano, em geral, é fraca e quando se deparam com comportamentos diferentes daqueles a que estão habituados, ficam para trás. Sobretudo, pela disciplina e exigência do futebol europeu”, explicou ao “Record”.

Para o empresário, “Geny foi uma excepção, foi paciente e resiliente, mas acreditou sempre nele”. Ainda assim, o dirigente revela que o canhoto “teve momentos de ansiedade”, principalmente quando “esteve emprestado e não se afirmou logo na equipa principal, mas nunca deixou de acreditar”, tornando-se “um exemplo para outros jovens moçambicanos e também um orgulho para a Academia Black Bulls, que tem como principal objectivo o desenvolvimento de jovens futebolistas nascidos em Moçambique”.

Lalgy explica que a aposta no mercado do seu país pode ajudar “os clubes grandes de Portugal”, que “podem fazer muito mais com menos dinheiro”. “O importante é encontrar técnicos que saibam identificar e desenvolver o talento ainda na adolescência. E que o façam de modo a reduzir o impacto da sua vinda para a Europa e, particularmente, para Portugal”.

Para terminar, o proprietário do último clube que o camisola 21 do Sporting representou antes de viajar para Portugal refere que “Geny ainda não atingiu tudo, mas está no bom caminho”, apontando a saída iminente de ‘Alvalade’ no futuro: “É continuar a trabalhar e acredito que, com todo o respeito pelo Sporting, tem condições para ir mais além. Acredito que está no ponto de dar aquele salto que ainda lhe falta”.

Geny Catamo tem sido um dos jogadores em grande destaque desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Com Frederico Varandas a preparar a próxima temporada, o dossier relativo ao moçambicano torna-se prioritário e os “leões” querem resolver a situação assim que possível.

Segundo o jornal “A Bola”, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os “leões” contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25 por cento do passe do extremo “verde-e-branco”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.