Jornal Desafio
Foto: Celso Macassa. Desporto ganha mais espaços de qualidade para várias modalidades
DESTAQUE » COMPLEXO DESPORTIVO VAI PROMOVER NOVOS TALENTOS
NOTICIÁRIO

COMPLEXO DESPORTIVO VAI PROMOVER NOVOS TALENTOS

O novo Complexo  Desportivo do Banco de Moçambique vai promover talentos das diversas disciplinas desportivas, gerar emprego para a juventude e, acima de tudo, criar mais oportunidades para o povo moçambicano.

A ideia foi defendida na tarde de ontem pelo Presidente da República, Daniel Chapo, durante a cerimónia de inauguração da infra-estrutura, implantada numa área de trinta hectares no distrito de Matutuíne, província de Maputo. O complexo é moderno e tem capacidade para acolher mais de 2500 utentes e coloca o distrito de Matutuíne no mapa desportivo nacional, regional e internacional, sobretudo por reunir recintos apropriados para acolher partidas oficiais de várias disciplinas desportivas.

O Chefe do Estado destacou que a inauguração do complexo ocorre no ano em que o país celebra os 50 anos da independência nacional e da criação do Banco de Moçambique, assim como os 45 anos da moeda, o Metical.

Por seu turno, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse que o complexo surge como resposta holística à procura de serviços desportivos e de lazer para os trabalhadores do Banco Central e seus utentes. “Por um período de cerca de 25 anos privilegiamos o intercâmbio e a participação em torneios desportivos com bancos centrais da região da SADC. No entanto, não possuíamos instalações adequadas para a prática destas actividades, o que nos levava a recorrer constantemente a campos dispersos, disputando espaços com clubes desportivos, entidades académicas e privadas. Mas, hoje, temos este complexo, que responde essas inquietações”, observou o economista.

Intervindo na cerimónia, o ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, reiterou que “temos que nos inspirar neste trabalho que foi feito aqui para continuarmos a trabalhar para irmos melhorando infra-estruturas ao nível nacional. Porque só com infra-estruturas desportivas é que iremos contribuir para a massificação real do desporto a todos os níveis. Aqui podem vir vários atletas e equipas para praticarem desporto”.

O complexo cobre uma área de 30 hectares e tem vedação ao longo de todo o perímetro. É constituído por conjunto de campos multiuso para prática de modalidades desportivas, desde o futebol onze, basquetebol, andebol, voleibol, hóquei em patins, entre outras. Integra ainda uma piscina semi-olímpica (25 metros), salão de jogos para xadrez, bilhares, ténis de mesa e uma pista para atletismo.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.