Jornal Desafio
Voltar a ter aprovação da CAF é o grande desafio do Governo
DESTAQUE » TRÊS REPROVAÇÕES EM QUATRO ANOS
REPORTAGEM

TRÊS REPROVAÇÕES EM QUATRO ANOS

O actual estado de reprovação do Estádio Nacional do Zimpeto pela CAF, impedindo o recinto de receber jogos internacionais de selecções nacionais e clubes, não é nenhuma novidade.

A primeira vez que a CAF exibiu o cartão vermelho para o “Zimpeto” foi a 16 de Setembro de 2021.

Em Comunicado, na altura, a CAF justificou a reprovação com “a falta de higienização dos corredores, sanitários, acessos e balneários, equipamentos destruídos (sanitas, torneiras, portas e janelas), acesso desprotegido na zona de estacionamento das equipas, fraca iluminação do campo para jogos nocturnos e ausência de um contador eletrónico (torniquete) de espectadores”.

Como consequência, os “Mambas” foram obrigados a receber os Camarões (0-1) e Malawi (1-0) em casas emprestadas no Marrocos e África do Sul, respectivamente, para a Fase de Grupos de qualificação para o Campeonato do Mundo do Qatar-2022.

Já a 2 de Junho de 2022, na abertura da campanha de qualificação para o CAN-2023, os “Mambas” receberam e empataram com o Ruanda (1-1) no Estádio FNB, em Joanesburgo, África do Sul.

Recentemente, a 4 de Março último, a CAF anunciou a reprovação definitiva do “Zimpeto” e obrigou os “Mambas” a  indicarem um campo alternativo na recepção a Uganda (3-1).

A decisão de 4 de Março foi definitiva na medida em que a 11 de Dezembro último a CAF havia comunicado que a infra-estrutura estava interdita e que a Black Bulls, na altura a disputar a Fase de Grupos da Taça CAF, devia indicar um campo para receber o Zamalek, em Janeiro de 2025.

Curioso é que, desde a primeira suspensão do “Zimpeto”, a 16 de Setembro de 2021 até o momento a única medida das que a CAF exigiu que fossem cumpridas para a infra-estrutura obedecer a padrões internacionais de qualidade segurança cabalmente satisfeitas foi a protecção, com a colocação de uma rede de vedação da zona de estacionamento das equipas.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.