O CAMPEONATO de Voleibol da Cidade de Maputo tem início a 3 de Maio, estando o término previsto para Agosto do ano em curso, obedecendo novas regras.
De acordo com o presidente da Associação de Voleibol, Muino Taquidir, esta temporada vai sofrer alterações do calendário, arrancando mais cedo que na época passada na capital, em consequência da unanimidade entre os clubes para atrair mais competição entre as equipas.
As provas na capital terão lugar no pavilhão da Escola Francisco Manyanga, local que acolheu os jogos em 2024, e contará com a participação de 26 equipas, das quais sete em seniores masculinos, seis em femininos, cinco em juniores femininos e duas em masculinos e, por último, três em ambos sexos no escalão de juvenis.
Deste número, as atenções vão para o regresso daÁguias Verdes em seniores masculinos e umaestreia em juniores e juvenis femininos da equipa Volei Mar, proveniente de Marracuene.
Entretanto, o sorteio realizado na quinta-feira indica que o certame será disputado no sistema de todos contra todos em duas voltas, em seniores masculinos, obedecendo catorze jornadas. Os femininos vão realizar dez rondas.
Em juniores femininos, realizar-se-ão duas voltas em dez jornadas, enquanto que em masculinos serão apenas sete rondas e no final apurar-se-á o vencedor da prova.
O Campeonato de Juvenis será disputado em três voltas, perfazendo nove jornadas em ambos sexos. Refira-se que o “Nacional” deste ano vai decorrer na cidade da Beira, província de Sofala.