Jornal Desafio
DESTAQUE » MOÇAMBOLA-2025 VAI GASTAR MAIS COM TRANSPORTE AÉREO
MOÇAMBOLA

MOÇAMBOLA-2025 VAI GASTAR MAIS COM TRANSPORTE AÉREO

OS custos do transporte aéreo consomem 64.7 por cento do orçamento que a 30.ª Assembleia-Geral da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) aprovou, na noite de terça-feira (22), para a realização do Moçambola-2025, cujo arranque está previsto para dia 17 de Maio.

Com efeito, dos 179.516.413,00 MT (cento e setenta e nove milhões, quinhentos e dezasseis mil e quatrocentos e treze meticais) do orçamento total para o funcionamento da LMF, a rubrica do transporte aéreo para as delegações das equipas que vão disputar o Moçambola absorve 116.262.270,00 MT (cento e dezasseis milhões, duzentos e sessenta e dois mil e duzentos e setenta meticais).

O valor representa precisos 64.7 por cento do custo total das operações da LMF para a presente temporada futebolística.

Entretanto, em comparação com a temporada-2024, os custos do transporte aéreo registaram um agravamento na ordem de 80 por cento, saindo dos anteriores 64.512.448,00 MT (sessenta e quatro milhões, quinhentos e doze mil e quatrocentos e quarenta e oito meticais).

A variação negativa de 51.749.822,00 MT (cinquenta e um milhões, setecentos e quarenta e nove mil e oitocentos e vinte e dois meticais) no preço que a LMF deve pagar às Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), para transportar as equipas que vão disputar o Moçambola não é definitivo.

Segundo o presidente da LMF, Alberto Simango Júnior, decorrem negociações com a LAM para corrigir a factura.

“Primeiro, é preciso notar que se na época passada tínhamos 12 equipas, desta vez temos 14, tendo havido um acréscimo de duas. Segundo, a factura que a LAM nos entregou foi feita tendo em conta a situação actual, de poucos aparelhos de voo e de um preço médio de passagem aérea alto quando comparado com o valor pago em 2024. Alertamos a LAM sobre o facto e concordou em pagarmos o preço actual por até cerca de sete jornadas. Depois disso, com mais aparelhos a operar, o valor vai baixar e será com esse preço que as equipas serão transportadas até ao fimda prova”, alertou Simango Jr.

“Tínhamos uma Assembleia-Geral e um sorteio por fazer e, por isso, apresentamos o orçamento aos sócios. Esse orçamento foi feito com base na factura que nos foi passada pelo operador de transporte aéreo, mas será corrigida com tempo. Nessa altura, o custo vai baixar”,acrescentou o dirigente.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.