Jornal Desafio
Foto: Celso Macassa. Governo de Daniel Chapo cumpriu a promessa e pagou dívida aos desportistas no 100.º dia do seu exercício
DESTAQUE » GOVERNO DE CHAPO CELEBRA 100 DIAS PAGANDO METADE DA DÍVIDA AOS MEDALHADOS
REPORTAGEM

GOVERNO DE CHAPO CELEBRA 100 DIAS PAGANDO METADE DA DÍVIDA AOS MEDALHADOS

No 100.º dia do exercício de Daniel Francisco Chapo como o quinto Presidente da República, saído das eleições de Outubro de 2024 e que tomou posse no passado dia 15 de Janeiro, o Governo procedeu na passada sexta-feira ao pagamento de metade de mais de 15.000.000,00 Mt (quinze milhões de meticais) aos atletas, treinadores, membros de equipas e gestores de diferentes especialidades e de modalidades olímpicas e paralímpicas que conquistaram medalhas em competições internacionais de cariz oficial, com os quais estava em dívida desde 2017.

O acto, que marca um ponto final a sete anos de espera por receber o que é de direito – para alguns atletas –  foi dirigido pelo Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, e ocorreu nas instalações do Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo.

A iniciativa, recorde-se, estava enquadrada como uma das duas principais tarefas a serem cumpridas pelo Governo nos primeiros 100 dias de governação.

Ao tomar posse, no passado dia 15 de Janeiro, recorde-se, Daniel Chapo prometeu que como acção primária nos primeiros 100 dias do seu Governo, no sector do desporto, iria proceder à distribuição de mais de cinco  mil bolas de diferentes modalidades e pagar a dívida de mais de 15 milhões de meticais que, desde 2017, o Estado tinha com actores desportivos desde 2017.

A dívida ganhou proporções milionárias porque, a partir de 2017, o Governo parou de cumprir o previsto no Decreto n.º 10/2013, de 10 de Abril,  que aprovou o Regulamento de Premiação Desportiva, revogando, no mesmo acto, o anterior (n.º 54/2006, de 26 de Dezembro).

Os valores dedicados aos atletas variam de um mínimo de 50.000,00 Mt (cinquenta mil meticais) a um máximo de 500.000,00 Mt (quinhentos mil meticais), respectivamente, pelo terceiro lugar e medalha de Ouro nos Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos.

Mas há mais: os atletas seniores recebem a totalidade do valor e o mesmo vai baixando em função de escalão, nomeadamente os Sub-20 (80%), Sub18 (70%), Sub-17 (60%) e Sub-16 (50%).

Em relação aos demais intervenientes, os treinadores principais, adjuntos, delegados e médicos recebem o correspondente a 75% do prémio atribuído ao atleta das modalidades colectivas ou, tratando-se de modalidades desportivas individuais, do atleta melhor posicionado.

O massagista e o roupeiro têm o correspondente a, respectivamente, 50% e 35% do prémio atribuído ao atleta das modalidades colectivas ou, tratando-se de modalidades desportivas individuais, do atleta melhor posicionado.

Finalmente, o guia do atleta paralímpico tem o correspondente a 50% do prémio atribuído ao respectivo atleta.

OUTRA METADE

DENTRO DE TRÊS MESES

Ontem, o Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, disse que o Governo transferiu para as federações desportivas nacionais metade dos 15.000,000,00 Mt (quinze milhões de meticais) em dívida e garantiu que até um máximo dos próximos três meses saldaria o remanescente.

Antes, o governante pediu desculpas aos premiados por terem ficado muito tempo à espera do que lhes era devido e garantiu que de agora em diante tentará não mais acumular dívidas.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.