Jornal Desafio
DESTAQUE » TUDO COMEÇOU COM O CALOROSO ABRAÇO DE MISHA EM MOSCOVO
REPORTAGEM

TUDO COMEÇOU COM O CALOROSO ABRAÇO DE MISHA EM MOSCOVO

Com o urso Misha como mascote, os Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, foram os primeiros em que Moçambique tomou parte, por sinal com a até agora maior delegação presente na história da sua participação em Jogos Olímpicos: 17 atletas convidados (não qualificados por mérito desportivo), entre os quais o nadador Ntewane Machel, filho de Samora Moisés Machel, o primeiro Presidente de Moçambique, falecido em 1986 na queda de um avião Tupolev.

É preciso destacar que esta primeira delegação olímpica de Moçambique, chefiada pelo também primeiro Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Doutor Fernando dos Reis Ganhão, integrava o mais aplaudido poeta moçambicano, José Craveirinha, por sinal pai de Stélio, o saltador que igualmente integrava a comitiva.

No cômputo geral os Jogos Olímpicos de Moscovo tinham tudo para serem grandiosos e marcantes, desde que a sua indicação tinha sido conhecida em 1974, desde logo espevitando o poder e os feitos da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Porém, a 27 de Dezembro de 1979 tropas soviéticas invadiam o Afeganistão, precipitando aquela que se transformaria na maior prova de ingerência política em assuntos desportivos e que redundaria num boicote desportivo que, comparativamente ao número de participantes, apenas lembrava os de Helsínquia, pelo seu reduzido número.

Por: ALMIRO SANTOS

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..