Jornal Desafio
DESTAQUE » FUTEBOL SUL-AFRICANO É UMA EXCELENTE MONTRA PARA OUTROS MERCADOS
ENTREVISTA

FUTEBOL SUL-AFRICANO É UMA EXCELENTE MONTRA PARA OUTROS MERCADOS

O futebol sul-africano é uma excelente montra para voar a outros mercados, pelo facto de ter um campeonato bastante televisionado e os seus ecos chegarem aos quatro cantos do mundo. Há dois anos no Baroka FC, equipa da I Divisão com sede na localidade de Libahomo, Manuel Kambala, ou simplesmente Kambala, de vinte e nove anos de idade, diz que tem sido “assediado” por clubes locais e de Dubai com propostas aliciantes e condições de trabalho mais dignificantes. Entrou para o Baroka FC pela mão do treinador zambiano Edson Nyirenda e hoje se sente bem no seu clube. Contudo, diz que passou por maus bocados no período pós- -Nyirenda, mas teve de buscar forças e energias para desconstruir forças ocultas ao seu objectivo de se afirmar e chegar mais longe. Todos os dias faz cem quilómetros de ida e volta de Pologwane-Libahomo para sessões de treinos. Kambala já teve uma família. Há dias esteve em Quelimane por razões familiares e o desafio aproveitou a ocasião para dois dedos de conversa rápida, cujos excertos se seguem:

– Como foi a sua integração no futebol sul-africano?

– “No princípio foi muito difícil devido a vários factores, como o clima, a língua e a cultura. Não falava Inglês e era preciso fazer um esforço para aprender porque afinal é uma ferramenta de trabalho. Tirando esse factor, fui bem recebido porque consegui penetrar com a ajuda do Wedson Nyirenda, o treinador zambiano que já esteve no Ferroviário da Beira e mais tarde na União Desportiva do Songo. Ele conhecia o meu estilo de jogar e apreciou as minhas qualidades e a solicitação para o meu actual clube o Baroka FC foi daqui para aqui. Quando Nyirenda sai veio o outro treinador e nessa altura alguns colegas começaram a fazer comentários nada abonatórios sobre a minha pessoa e nalguns jogos fui sendo preterido no onze inicial. Vi nisso uma força e oportunidade para trabalhar e singrar. Se eles se incomodavam é porque viam algum de muito bom que tinha mas agora a relação normalizou- -se. A minha passagem da União Desportiva do Songo para Baroka FC foi o momento mais feliz da minha vida, porque qualquer jogador tenciona sempre dar um salto qualitativo. Devo dizer que antes tinha outras propostas mas precisava de pensar muito e quando o “couch“ Nyirenda me convidou não resisti porque também nutria muita confiança nele”.

Por: JOCAS ACHAR

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..