Está confirmado. Os “Mambas” vão jogar com o Malawi no Benin, em virtude da interdição do Estádio Nacional do Zimpeto por causa do mau estado do relvado. Para o efeito, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) já contactou a sua congénere daquele país para disponibilizar um estádio em Cotonou, cidade capital.
A partida com o Malawi terá lugar no dia 14 de Novembro próximo e está inserida na sexta e última jornada do Grupo “D” de apuramento ao Campeonato do Mundo, agendado para o próximo ano no Qatar.
O Presidente da FMF, Feizal Sidat, questionado pelo nosso jornal, revelou que a escolha do Benin para a realização do jogo deve-se ao facto de a Costa do Marfim ter já indicado o mesmo país para receber os “Mambas” no dia 11 de Novembro em desafio da quinta jornada.
“Confirmo a nossa intenção de realizar o jogo no Benin. Entendemos que vamos minimizar os custos da viagem, por um lado, e assegurar o mínimo desgaste aos atletas, por outro. Portanto, entendemos que faz todo sentido jogarmos com a Costa do Marfim primeiro e permanecemos na mesma cidade e hotel até a realização do segundo jogo com o Malawi”, explicou o timoneiro da FMF.
Após quatro jornadas e faltando dois jogos por disputar para cada equipa, o Grupo “D” é liderado pela Costa do Marfim com dez pontos, seguido por Camarões, com nove. Malawi é terceiro classificado, com três pontos e Moçambique é último, com apenas um ponto.
As selecções africanas disputam a fase de qualificação ao Campeonato do Mundo do Qatar divididas em dez grupos de quatro países cada, sendo que os primeiros classificados desses 10 grupos passam para a última fase, na qual vão se defrontar numa eliminatória de dois jogos. Os cinco vencedores dessas eliminatórias apuram-se para o “Mundial”.