Jornal Desafio
DESTAQUE » CAN FEMININO MARROCOS-2022: MOÇAMBIQUE EM MISSÃO ESPINHOSA FRENTE A RAS
FUTEBOL

CAN FEMININO MARROCOS-2022: MOÇAMBIQUE EM MISSÃO ESPINHOSA FRENTE A RAS

A selecção nacional feminina de futebol joga amanhã, pelas 15:00 horas, no FNB Stadium (ex-Soccer City), Joanesburgo, diante da África do Sul, em desafio pontuável para a segunda “mão” da primeira eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar em Marrocos, em 2022.

Este jogo acontece uma semana depois de a turma moçambicana ter consentido uma humilhante derrota (7-0), diante das endiabradas “Banyana Banyana”, nome de guerra da selecção sul-africana, no jogo da primeira “mão”. Será praticamente uma missão impossível reverter este resultado.

Depois de terem escalado o território sul-africano na tarde do último domingo, o combinado nacional realizou, hoje, a única sessão de treino no FNB Stadium, local escolhido para este embate. Lembre-se que inicialmente, o jogo estava marcado para o Dobsonville Stadium, no famoso subúrbio de Soweto.

“Antes de sair de Maputo, procurámos recuperar mentalmente a equipa porque estava abatida psicologicamente. As meninas ficaram afectadas e sabíamos que era necessário fazer um trabalho mental forte para poderem encarar o jogo de hoje com mais confiança. No treino de hoje, trabalhámos nos aspectos defensivos e ofensivos, sobretudo nas transições rápidas da defesa ao ataque. Temos que ser mais certeiras e evitar cometer erros”, explica Felizarda Lemos (Fifi), seleccionadora nacional.

Com 20 jogadoras à sua disposição, Fifi contará com a integração de Néuzia Colete (Costa do Sul) e Samira Latifo (Viveiros de Nampula), ausentes no desafio anterior. Aliás, Samira conseguiu recuperar da mazela tida numa das sessões de treino.

O quarteto de arbitragem ido de Malawi será liderado por Mercy Kayira, coadjuvadapor Bernadettar Asimenye Kwimbira e Happiness Mbandamband , enquanto Eness Gumbo assumirá o papel de quarto árbitro.  

Anotar que a fase final do CAN está prevista para os meses de Julho e Agosto de 2022, depois de ter sido cancelada devido à eclosão da pandemia da Covid-19.   

Frisar também que na corrida ao CAN de futebol feminino, para além de Moçambique, há três países de expressão portuguesa, com Angola a enfrentar o Botswana, São-Tomé e Príncipe a jogar com o Togo e Guiné-Bissau a medir forças com a Mauritânia.

O vencedor desta eliminatória (África do Sul-Moçambique) vai enfrentar quem ganhar no embate entre Argélia e Sudão. 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..