Jornal Desafio
DESTAQUE » DEIXAMOS UMA FMN MELHOR E COM MARCAS ANIMADORAS
REPORTAGEM

DEIXAMOS UMA FMN MELHOR E COM MARCAS ANIMADORAS

Fernando Miguel diz não ter dúvidas que deixa a Federação Moçambicana de Natação (FMN) melhor estruturada e com melhores condições de trabalho do que há cerca de cinco anos quando entrou e não encontrou sequer documentos normativos (regulamento e estatutos).

Para este, até já há sinais de evolução dos nadadores, sendo prova disso o facto de Igor Mogne ter alcançado mínimos olímpicos, ainda que fora do período normal de obtenção e Érico Cuna para os Jogos Olímpicos da Juventude. – Como foram os quatro anos de mandato que agora termina? – “Foram trabalhos intensos, porque quando chegámos não tínhamos sequer instrumentos normativos, nomeadamente estatutos e regulamentos. Tínhamos desafios em termos de financiamento das actividades porque depois da nossa entrada o país entrou numa crise que dificultou- -nos bastante. Fomos remando contra as vicissitudes da crise e conseguimos durante o mandato realizar sete ‘Nacionais’, entre os de Verão e de Inverno, falhando dois. Participámos em todos eventos regionais, africanos e mundiais, incluindo Jogos Olímpicos”. – Uma das marcas do mandato é mesmo o aumento de associações? – “Claro. Quando entrámos tínhamos apenas duas associações e fizemos um trabalho que culminou com a participação de Nampula nos primeiros três ‘Nacionais’, mas depois houve um revés. Tivemos, depois, Tete, Manica e agora Inhambane e no último ano a província de Maputo. Há um trabalho por finalizar para a constituição da Associação da Zambézia. Essa prática pelo país vai permitir, inclusive, a movimentação doutras disciplinas de natação, como águas abertas, que é o que Inhambane está a fazer. No pólo aquático fez-se esforço para o restabelecimento e em Maputo o movimento retomou. Continua a se trabalhar para se ter essa movimentação pelo país. Infelizmente no último ano do mandato tivemos um revés, que foi o ciclone Idai, que destruiu piscinas em Sofala. Mas é com muito agrado que se testemunha acções de recuperação e tivemos, inclusive, uma promessa da FINA para comparticipar nestas acções. Estamos à espera”.

Por: ATANÁSIO ZANDAMELA
Foto de Luís Muianga
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..