Jornal Desafio
DESTAQUE » COZINHA É A NOVA PAIXÃO DO CHEF NÉLSON
ROSTOS & RASTOS

COZINHA É A NOVA PAIXÃO DO CHEF NÉLSON

Nélson Joel Quibe causou sensação nos anos 1990 como lateral esquerdo dos da equipa principal de futebol do Desportivo de Maputo, onde pontificavam jogadores de fibra como os guarda-redes Nelito, Luisinho, os defesas Bobo, Marito, Saúl, Tomás Inguane e Luís Parruque, os médios Daniel, Bobó, Zé Bernardo e Nelinho, bem como os avançados Tico-Tico, Avelino Maluana e Ângelo Matenene, só para citar alguns exemplos.

Foi sob orientação do técnico Miguel dos Santos que os jogadores acima referidos, e outros, experimentaram a sensação de tocar nas nuvens, ao conquistarem o Moçambola de 1995, com uma vitória sobre o Ferroviário de Maputo, por 2-1, fruto de golos de Bobó, que empatou, e Tico-Tico, que entra a substituir e carimba o título. Estava quebrada a hegemonia “canarinha”, que vinha de quatro campeonatos conquistados de forma ininterrupta.

Dono de uma técnica invejável – apoiada na serenidade, segurança e confiança – o valioso esquerdino atingiu o estrelato por conta da sua persistência. Se por mais não seja, porque os pais não queriam que jogasse futebol, ao extremo de lhe ocuparem por sete anos com aulas de dança na Escola Nacional de Dança, onde aprendeu danças tradicionais moçambicanas e europeias, concretamente o balé russo. Mal sabiam os pais que essa actividade era cumprida em paralelo com treinos clandestinos de futebol nas camadas jovens dos “alvi-negros”.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..