Jornal Desafio
DESTAQUE » TÍTULO FALHADO NÃO OFUSCA CARREIRA DE NALDO
ROSTOS & RASTOS

TÍTULO FALHADO NÃO OFUSCA CARREIRA DE NALDO

Chama-se Bernardo Ouana por registo, mas é popularmente conhecido pelo diminutivo Naldo. À beira dos 72 anos de idade, nasceu a 18 de Abril de 1950, no mítico Chamanculo. Ocupa a quarta colocação na fila de nove filhos que o casal João Ouana e Jimima Ntimula trouxe ao mundo, dos quais sete são mulheres. Na família é o único que praticou desporto ao mais alto nível.

Dono da camisola nº 7, respeitado estratega do meio-campo tricolor, excelente na retenção e protecção da bola, na leitura do jogo e na liderança do grupo – Naldo é dos poucos jogadores que na vida foram fiéis a um só clube. Iniciou-se no Sporting de Lourenço Marques, em 1966. Transitou com o clube para o Moçambique independente e viveu as várias “metamorfoses” da colectividade, que viria a chamar-se Leões da Gorongosa, Asas de Moçambique e, a seguir, Clube de Desportos da Maxaquene, nome que ostenta até aos dias que correm. Um nome, frise-se, atribuído pelo adepto do clube, Domingos Moura.

Naldo ganhou vários campeonatos e torneios, foi duas vezes vencedor da Taça de Moçambique (1978 e 1982), foi vice-campeão em 1979 e 1982, mas faltou-lhe o título de campeão nacional até ao término da carreira, em 1983. Nesse ano testemunharia a uma homenagem apoteótica no Estádio da Machava, num jogo internacional que fez com que o Karls United se deslocasse do Zimbabwe para vir abrilhantar o adeus do carismático, capitão tricolor, que passaria a braçadeira herdada de Joaquim Gonçalves ao lendário guarda-redes Nuro Americano.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..