Durante mais de duas décadas o nome de Nuro Americano andou de boca em boca nos diversos campos espalhados pelo país e sempre pelos melhores motivos. Não era possível ficar indiferente as defesas do guardião que fez grande parte da sua carreira no Maxaquene, clube que o projectou ao estrelato. Tal como um pássaro em época primaveril, Nuro arrancou voos gigantescos, protagonizou fabulosas defesas. Em muitas ocasiões, os adeptos contrários não resistiam em aplaudi-lo! Deixavam-se extasiar pelas arrojadas intervenções do valente e elástico Americano.
A vida e obra daquele que é considerado um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol nacional mereceu, na tarde de sábado, a devida vénia. Amigos, familiares e colegas de trabalho das Linhas Aéreas de Moçambique, renderam-lhe uma homenagem simples, mas carregada de emoção e simbolismo, que visava igualmente assinalar o seu 70° aniversário comemorado a 4 de Maio.
O momento, que ficará indelevelmente marcado, decorreu na sua casa, em Michafutene com o homenageado a ser pego de surpresa, pelo que a festa foi ainda mais emotiva. A sua espera estavam os familiares e amigos que o brindaram com uma forte salva de palmas acompanhado por um enérgico “Parabéns à Você”. A emoção tomou conta de Nuro Americano que não se conteve, levando as mãos ao coração. Deixou-se emocionar e quase deixou cair uma lágrima. O abraço caloroso das filhas e da esposa serviram de bênção para este momento inolvidável do “Rei dos Voos”, que tomado pelo nervosismo não conseguiu expressar o que lhe vinha na alma quando foi chamado a discursar.
Só com insistência da imprensa e que foi possível algumas palavras daquele será sempre recordado como um dos melhores guarda-redes que o país viu nascer na cidade de Angoche, província de Nampula.
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php