O treinador espanhol da equipa masculina de basquetebol do Ferroviário da Beira, Luiz Lopez Hernandez, diz que antevê sérias dificuldades para que, nos próximos anos, o nosso país possa qualificar equipas para a Liga Africana de Basquetebol (BAL, na sigla em inglês), devido aos altos investimentos que estão a ser feitos pelas equipas do continente.
O técnico diz que, com investimentos curtos que são feitos nas equipas moçambicanas, o futuro é desafiador porque a excelente organização da competição está a gerar interesse em países que, no passado, eram considerados de pouca expressão no basquetebol. O exemplo, segundo o técnico, é da África do Sul que, através do respectivo campeão, Cape Town Tigers, conseguiu passar por todas as etapas de qualificação e apurar-se, inclusive, para as finais.
Para o espanhol, o Cape Town Tigers conseguiu tamanho feito porque teve dinheiro suficiente para contratar jogadores de grande valor, o que não aconteceu com a sua equipa que, recorde-se, foi eliminada na Fase das Conferências (de Sahara).
No entanto, mais do que o dinheiro, o espanhol destaca, no caso específico dos “locomotivas” Beira, a falta de campo para treinar e competição interna, como outros factores que ameaçam as perspectivas para a próxima temporada da BAL.
Aliás, por isso, o técnico diz que é quase impossível dizer com exactidão o que vai fazer para voltar a qualificar os campeões nacionais à BAL.
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php