Chama-se Aurérlia Manave. Nasceu em Maputo, viveu em Niassa e voltou para Maputo em 1981. Impôs a sua classe no basquetebol nacional e africano. Ganhou dez (10) campeonatos pelo seu Maxaquene.
A nível continental, a geração das meninas de ouro subiu ao primeiro lugar do pódio africano pela primeira vez em 1991, tanto a nível de selecções, como de clubes. O primeiro ouro foi em Outubro, nos Jogos Pan-Africanos de Alexandria, Egipto. O Senegal foi a vítima na final, em que perdeu por 75-67.
Além de Aurélia, contribuíram para esse primeiro e único ouro africano outras briosas atletas como Esperança Sambo, Telma Manjate, Ramira Langa, Marta Monjane, Clarisse Machanguana, Ana Paula Reis, Joaquina Balói, Ilda Mbeve, Ilda Fumane, Elisa Sitoe e Deizy Santos.
Ainda no mesmo ano, em Novembro, ao lado de Esperança Sambo, Ramira Langa, Amélia Gune, Telma Manjate, Marta Monjane, entre outras, conquistou outro ouro ao serviço do Maxaquene, na Taça dos Clubes Campeões, naquela noite tão dramática quanto louca, em que as meninas de Carlos Aik derrotaram o poderoso ASFO do Senegal, por 10 pontos de diferença. A música “Rosinha”, de cabo-verdiano Jorge Neto, ajudou a fazer a festa no Pavilhão do Maxaquene.
Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php