Jornal Desafio
DESTAQUE » Assembleia “pariu” novo Moçambola à Cesariana
REPORTAGEM

Assembleia “pariu” novo Moçambola à Cesariana

Por: CUSTÓDIO MUGABE
Fotos de Isaías Sitói

Foi à cesariana o parto do modelo alternativo do Moçambola-2019, depois que os clubes e a própria Direcção da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) convenceram-se e conformaram-se de que não existe mesmo dinheiro para continuar a realizar o campeonato no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, num total de 30 jornadas. A 24ª Assembleia-Geral da LMF até começou num ambiente de total fraternidade, com os delegados a aprovarem por unanimidade os relatórios de actividades e contas de 2018, sem sequer questionar o executivo de Ananias Couana. Tudo estava limpinho, limpinho, e na paz até à apresentação do último ponto de agenda, que era de resto o mais aguardado não só daquela quinta-feira mas dos últimos meses, nomeadamente a apresentação e aprovação do modelo competitivo do Moçambola-2019.

 

QUINTO MOdELO NÃO PASSOU!

Tal como desafio anunciara em edições anteriores, a Direcção da LMF defendeu em sede da Assembleia-Geral que não estavam reunidas as condições financeiras para a realização dum campeonato de todos contra todos em duas voltas, cujo custo está estimado em 130 milhões de meticais. Por isso apresentou o modelo alternativo (o tal quinto modelo), que previa a divisão dos clubes em quatro grupos de quatro equipas cada, sendo as quatro da Zona Norte, outras quatro do Centro e os oito do Sul em dois grupos gémeos. As equipas jogariam uma fase preliminar de quatro voltas para o apuramento dos dois primeiros de cada grupo, totalizando oito para a fase final, que se disputaria em duas voltas de todos contra todos, enquanto os outros oito pior classificados da fase regional disputariam a manutenção também em duas voltas. Aí a LMF garantia presença de todas regiões na fase nacional e também a redução para metade da quantidade das passagens aéreas no modelo primitivo (pode se ler todos contra todos).

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..