Jornal Desafio
DESTAQUE » Derby lusófono na última jornada do cosafa
REPORTAGEM

Derby lusófono na última jornada do cosafa

O Wolfson Stadium, em Nelson Mandela Bay, será o palco para o jogo que colocará frente-a-frente a Selecção Nacional feminina de Futebol e a sua congénere do eSwatini, no dia 1 de Agosto do ano corrente, na jornada inaugural do Grupo “C” do Campeonato feminino de Futebol do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).

A competição decorre pela segunda vez consecutiva, na cidade de Port Elizabeth, África do Sul, de 1 a 11 de Agosto do ano em curso. Importa destacar que, a par disso, Moçambique irá estrear-se com a selecção Sub-20 da categoria, que vai tomar parte na nova competição que vai decorrer em simultâneo com a prova das seniores. Pela primeira vez na história da COSAFA, será introduzido o torneio destinado a raparigas ao nível dos Sub-20. O Município de Nelson Mandela Bay vai acolher a prova, tal como nos referenciamos anteriormente. Em 2017, no torneio havido em Bulawayo, a Selecção Nacional feminina de Futebol empatou diante da sua congénere da Suazilândia por 2-2, deitando por terra a possibilidade de garantir a vaga nas meias- -finais, depois de ter cedido uma pesada derrota na jornada inaugural diante da convidada Quénia por 5-2. Lúcia Moçambique e Betinha Alfredo apontaram os tentos do lado moçambicano nos minutos 73 e 89, respectivamente. No que à segunda jornada diz respeito, o combinado nacional, que só precisará de 24 horas para recarregar as baterias, terá de defrontar no dia seguinte, isto é, no dia 2 do mesmo mês, a sua congénere do Zimbabwe. As treinadas de Cláudio Macapa, técnico da equipa moçambicana, encerram a fase de grupos no dia 5 de Agosto medindo forças com a estreante Angola, naquele que será o derby lusófono nesta competição. O Grupo “A”, que é encabeçado pela anfitriã e campeã em título África do Sul, integra igualmente as selecções do Malawi, Ilhas Comores e Madagáscar, enquanto o Grupo “B” é composto pelas selecções da Zâmbia, Namíbia, Maurícias e Botswana. As 12 equipas serão divididas em três grupos, cada um contendo quatro. Segundo reza o regulamento da prova, apenas a melhor classificada de cada grupo avançará para as meias-finais, juntamente com o vice-campeão melhor classificado. Recorde-se que a África do Sul é a actual campeã, após bater no ano passado os Camarões por 2-1 na final, com um bis de Refiloe Jane nos minutos 41 e 90+1, respectivamente.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA
Fotos de Arquivo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..