Jornal Desafio
DESTAQUE » Eles dizem não a xenofobia e sim ao ubuntu!
Sem categoria

Eles dizem não a xenofobia e sim ao ubuntu!

A morte de Nelson Mandela ou Tata Madiba, como era tratado por muitos, figura icónica que combateu o regime segregacionista do Apartheid na África do Sul e usou o desporto para unir negros e brancos, quebrando, deste modo, as fronteiras étnicas e não só, foi, na verdade, o prenúncio do “desmoronar” de um projecto por si arquitectado, que visava essencialmente promover uma união cada vez maior entre o povo sul-africano e o mundo.

– “O desporto tem poder para mudar o mundo. Poder para unir as pessoas, como poucas coisas conseguem. Fala com a juventude em uma linguagem que podem entender. O desporto pode criar esperança em lugares onde ele apenas desaparece”, disse Mandela num dos vários discursos por si proferidos ainda em vida.

Mandela tinha a plena consciência que o seu povo carregava ainda consigo os traumas e as feridas do Apartheid, daí que o desporto foi visto como um veículo importante para transportar a mensagem de paz e união entre os povos e não só. Aliás, Madiba utilizou o desporto como uma ferramenta importante para aproximar os vários segmentos sociais que por longos anos viviam separados um do outro por causa das diferenças raciais.

Por: RAIMUNDO ZANDAMELA
FOTOS ARQUIVO
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..