Jornal Desafio
DESTAQUE » ABOMINÁVEL CLASSE DOS TREINADORES
LINHA DE PASSE

ABOMINÁVEL CLASSE DOS TREINADORES

A classe dos treinadores está uma autêntica selva. Já não se olham os meios para atingir os fins. Abdica-se do princípio que o co-nhecimento é a melhor arma para o suces-so.

Recorro à nostalgia para melhor dissecar sobre o assunto, lembrando que, quando proclamámos a independência, os treinadores em Moçambique eram grandes senhores. Um deles era Mário Coluna, o monstro sagrado, primeiro campeão nacional de Moçambique independente pelo Textáfrica. Era reco-nhecido no Sport Lisboa e Benfica como jogador, um grande líder e sempre uma referência obrigatória no futebol português. Cremildo Loforte, Altenor Pereira, João Luís Albasine, Belmiro Manaca, Rodrigo Santos, Martinho da Silva Almeida, que começou como joga-dor/treinador, eram os outros na mesma igualha. Há quem diga que estivessem desprovidos de conheci-mentos técnico/tácticos como os de outros pontos do globo terrestre naquele tempo, mas com competên-cia para o seu tempo.

Estes, chegados ao clube, todos curvavam-se pe-rante eles, desde jogadores, dirigentes, pessoal de apoio nos clubes, adeptos e sócios. Também eram autênticos pais para os jogadores. Todos eles tinham uma componente humana e social elevadíssima, que por vezes ofuscava a possibilidade de existirem lacu-nas na parte técnica.

Joca Estêvão
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..