A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol chega à Sérvia depois de 10 dias de estágio em Istambul (Turquia). A equipa de todos nós estreia-se na quinta-feira diante da Nigéria, no Torneio Pré-Olímpico mundial, evento qualificativo aos Jogos Olímpicos do Tóquio-2020.
O segundo encontro está marcado para sábado, diante das campeãs mundiais e olímpicas, EUA. O último embate está aprazado para domingo, diante da anfitriã Sérvia.
Para realizar o sonho de se qualificar às olimpíadas, as treinadas de Leonel “Mabê” Manhique são obrigadas a vencerem pelo menos um dos três jogos. Apuram-se para cada grupo três selecções. No entanto, em virtude dos EUA serem campeões mundial, têm o apuramento garantido, estando na prova apenas para rodar a equipa.
Assim, no Grupo A, o de Moçambique, há apenas duas vagas por preencher, o mesmo sucede em relação ao de Japão, que se apurou automaticamente por ser anfitrião das olimpíadas.
Além de treinar, o combinado nacional realizou três jogos de controlo com equipas turcas, tendo vencido dois e perdido um. Venceu o primeiro embate diante Emlak Konut por 82-56. No segundo teste perdeu no confronto Izmit Beledyespor por 67-43. Já no sábado, no último teste, a equipa de Mabê não teve dificuldades para derrotar Albedo Basketball por 65-57.
desafio soube que duas atletas já foram dispensadas pela equipa técnica para dar lugar a Leia “Tanucha” Dogue e Tamara Seda, que se juntam hoje ao grupo na Sérvia. Tratam-se de Denise Ernesto e Stephânia Chiziane.
Eis a lista das 12 eleitas: Bases: Delma Zita e Onélia Mutombene; Extremos: Eleotéria Lhavanguane, Ingvild Mucauro, Anabela Cossa, Dulce Mabjaia e Elisabeth Pereira; Postes: Nilsa Chiziane, Deolinda Gimo, Odélia Mafanela, Leia Dongue e Tamara Seda.
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}