O Presidente da Re-pública, Filipe Nyusi, explicou que a extinção do Ministério da Ju-ventude e Desporto e a cria-ção da Secretaria do Desporto visa aproximar o Governo dos desportistas através de uma máquina mais funcional e participativa na busca de so-luções para os problemas do sector.
O Chefe do Estado falava durante a cerimónia de to-mada de posse de membros do Governo, vice-ministros e secretários de Estado, in-cluindo o de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, nomeado no dia 30 de Janeiro.
Filipe Nyusi disse que o desenvolvimento e massifi-cação do desporto nas suas várias modalidades encoraja, estimula a prática do despor-to recreativo e de alta com-petição, assim como a parti-cipação de cidadãos de todas as faixas etárias e de pessoas com deficiência no desporto.
INVESTIR NO DESPORTO ESCOLAR
Destacou que o povo mo-çambicano é por sua natu-reza desportista, por isso os desafios nesta área são enormes. – “O desporto deve ser desenvolvido de forma har-moniosa em todo o território nacional. Há que incentivar e estimular o desporto de alta competição e profissional, promovendo o investimen-to público nesta área; vamos dinamizar a construção e promover a cultura de ma-nutenção das infra-estrutu-ras desportivas”.