Como forma de prestar homenagem ao herói moçambicano Marcelino dos Santos, foi constituída uma escola de formação de atletismo denominada Academia de Desportos Marcelino dos Santos. O objectivo do idealista, Jaime Samussone Cumbe, era prestar homenagem durante a passagem dos 90 anos de idade de Marcelino dos Santos, mas, com a sua morte,vai ser inaugurada ou aberta oficialmente em Maio.
Jaime Cumbe, ex-corredor nacional, diz ter escolhido Maio porque se o herói moçambicano estivesse em vida faria 91 anos de idade. A escolha de Marcelino dos Santos como personalidade digna desta homenagem também tem uma resposta.
HOMENAGEAR O ÍDOLO
– Marcelino dos Santos sempre esteve perto dos jovens desportistas, participava em várias partidas de futebol, atletismo, entre outras modalidades, por isso, quando perdi a oportunidade de me tornar um grande atleta por falta de meios, resolvi criar uma academia que desse oportunidade aos jovens desfavorecidos e, em simultâneo, prestar vénias a alguém que foi e continua sendo meu ídolo, disse Cumbe.
A Academia Marcelino dos Santos é uma instituição sem fins lucrativos e foi criada especialmente para colaborar com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras em tudo que puder ser útil ao desenvolvimento do desporto nacional. Esta academia tem como plano de acção o atletismo e vai funcionar no Parque dos Continuadores.
Outros pontos fortes ainda estão a ser negociados, como pistas de corrida e de treinos.