Jornal Desafio
DESTAQUE » O MADODA QUE CONQUISTOU DAR-ES-SALAAM
REPORTAGEM

O MADODA QUE CONQUISTOU DAR-ES-SALAAM

N os primeiros anos da independência nacional foi famosa uma canção revolucionária que exaltava a coragem dos heróis nacionais Eduardo Mondlane e Samora Machel, por terem partido para Dar-es-Salaam, a capital da Tanzania, para liderar a luta de libertação nacional.

Na canção, cuja letra em tsonga (changana), uma língua dominante na região Sul do país, perguntava- -se quem teria ido a Dar-es-Salaam, para, de seguida, se responder que foram os “madodas” (senhores respeitáveis) Mondlane e Samora.

Agora, quase 60 anos depois dessa epopeica viagem a Dar-es-Salaam, outro jovem rumou para o país vizinho do norte.

Tão jovem quanto aqueles, José Luís Miquissone trocou no início do ano a União Desportiva do Songo pelo gigante Simba Sport Club, da “cidade da paz” (significado de Dar-es-Salaam).

A conquista definitiva da admiração demorou cerca de um mês. De finais de Janeiro até ao momento, Luís Miquissone tornou-se ídolo na “cidade da paz”.

Os dois golos marcados contra o KMC, no domingo do dia 1 de Março, foram determinantes para o atleta e os adeptos verem acender um amor nascido ao avesso quando, em 25 de Agosto de 2019, Miquissone foi responsável pelo golo e uma exibição de gala que valeu o empate (1-1) da União Desportiva do Songo e consequente eliminação caseira do Simba SC, para o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

Em sete jogos disputados, o “génio” de Angónia marcou três golos, fez uma assistência, arrancou exibições de encher o olho e se tornou um verdadeiro ídolo na Tanzania.

Por: NARCISO NHACILA
Fotos de Arquivo
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..