Jornal Desafio
DESTAQUE » A MORTE DO ELEFANTE BRANCO E A NOVA OPORTUNIDADE PARA O PELADO DA MAXIXE
REPORTAGEM

A MORTE DO ELEFANTE BRANCO E A NOVA OPORTUNIDADE PARA O PELADO DA MAXIXE

O sonho da construção do Estádio da Maxixe, que na verdade tinha passado de um simples sonho, criou êxtase ao povo de Inhambane, especificamente o da Cidade da Maxixe e arredores que auguravam por dias melhores para o futebol na urbe, por estas alturas moribundo e à procura de quem o tire do fundo do poço em que se encontra mergulhado. Maxixe teve indubitavelmente o tempo de glória nos anos anteriores a 90 através do Clube Nova- -Aliança apesar de, à entrada do novo milénio ter havido alguma movimentação no sentido de recuperar algum mediatismo na arena nacional, mormente o 1 de Junho, Chizi Dínamo ou ECMEP, últimos sobreviventes que tentaram colocar Maxixe no futebol nacional.

Após este reinado o futebol local não mais encontrou uma estrutura que pudesse dar continuidade de forma constante e, mesmo assim, não impediu o elenco de Alberto Simango Jr, anterior presidente da Federação Moçambicana de Futebol, FMF, de acreditar que um estádio em Mangapane, localidade que ia albergar a infra-estrutura, fosse uma alavanca para modernizar o futebol local. Através de fundos federativos alocados pelo organismo mundial que gere o futebol, a FIFA, o estádio teria capacidade para 10 mil espectadores.

 

 SUSTENTABILIDADE 

 PESOU NA DECISÃO 

Com o projecto, ao que parecia, com pernas para andar, uma vez seleccionado e chegado ao acordo com um consórcio chinês para executar as obras, a entrada dos novos quadro federativos em Dezembro último permitiu um volte- -face a esta realidade com o Feizal Sidat a tomar uma nova posição sobre o caso: cancelar a construção deste megaprojecto e para aliviar a empatia que isto traria, reabilitar o histórico campo municipal da Maxixe. A justificação encontrada pelo novo dirigente federativo é simples de se compreender.

Por: GILBERTO GUIBUNDA
Foto da Arquivo

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..