Jornal Desafio
DESTAQUE » GDM “TOPA” PLANO GM, MAS…
ENTREVISTA

GDM “TOPA” PLANO GM, MAS…

Em de o Grupo Desportivo de Maputo (GDM) completar 99 anos de existência, no dia 31 deste mês, está em curso uma negociação à mesa proposta pelo secretário de Estado dos Desportos, Gilberto Mendes (GM), que consiste na construção de um estádio único que deverá ser partilhado pelos clubes de Desportos da Maxaquene e o GDM.

Despidos de quaisquer rivalidades clubísticas ou coisa parecida, a direcção do emblema alvi-negro mostrou-se receptiva quanto à proposta de Gilberto, pelo menos foi o que nos deu a entender o vice-presidente daquele organismo, Adelino Xerinda. Ainda assim, o mesmo referiu que a decisão final caberá aos sócios.

Lembrar que Gilberto Mendes deixou claro que a ideia não é patrocinar a reabilitação das infra-estruturas, mas sim ajudar os clubes no redesenho de ideias para que as colectividades possam ser funcionais. Não será o Estado a investir directamente nas infra- -estruturas, mas até pode ser, dependendo das circunstâncias que se colocam. Para ele, as parcerias público-privadas existem e devem ser exploradas.

Ainda na senda dos vários projectos que o clube tem na manga, Xerinda falou do destino que terá o “campo de Bobole”, localizado em Marracuene, numa área de cinco hectares. O campo de Bobole foi erguido depois da venda do campo da baixa – justificada como garante do futuro da sustentabilidade financeira do clube e a resposta à exigência da prática de futebol de alta competição somente em recintos relvados – Bobole era visto pela família alvi-negra como a nova casa do clube.

Importa lembrar que o mesmo espaço já foi projectado para a construção de centro de treinos ou de estágios para as camadas de formação, constituídas por jogadores das áreas circunvizinhas do campo. Aliás, esta iniciativa poderá contar com o apoio das autoridades de Marracuene.

A actual Direcção do Grupo Desportivo de Maputo acredita que a valorização da zona onde se encontra localizado o campo poderá abrir espaço para num futuro breve a mesma vir a capitalizar investimentos que possam captar rendimentos para a colectividade.

Por: Raimundo Zandamela
Foto de Luís Muianga 
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..