Jornal Desafio
DESTAQUE » SE NÃO HÁ TESTAGEM É MELHOR NÃO RETOMAR
LINHA DE PASSE

SE NÃO HÁ TESTAGEM É MELHOR NÃO RETOMAR

O secretário de Estado dos Desportos, Gilberto Mendes, chegou a afirmar que o retorno às actividades das modalidades colectivas corria o risco de não iniciar em Outubro, tendo em conta a evolução da propagação da Covid-19 no país. Na altura Gilberto Mendes disse que “é preciso esperar que o gráfico da Covid-19 esteja controlado para que se volte à normalidade, o que não tem estado a acontecer”, citamos. Dias depois Gilberto Mendes reuniu de emergência com as federações que se mostraram que estavam em condições de regressar aos trabalhos.

Recorde-se que no último informe do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, perspectivou-se o retorno das actividades dos desportos colectivos para o mês de Outubro. No entanto, nos últimos dias o número de casos de Covid-19 tem estado a subir de for-ma assustadora. Diariamente são anunciados mais de 60 casos positivos. 

Em minha opinião, este cenário devia, no mínimo, ser levado em conta pelos nossos dirigentes desportivos para a possibilidade de retoma das actividades, no caso concreto do futebol, que tem as expectativas mais elevadas. Realço esse aspecto porque quando primeiramente se estabeleceu o protocolo sanitário com vista ao regresso das actividades a intenção era criar as devidas condições para que os intervenientes não fosse afectados, daí que a testagem era um item bastante importante para ver a bola a rolar nos treinos e nos almejados jogos do Moçambola, sobretudo, prova que devia ter arrancado a 4 de Abril passado. João Nhabanga, dirigente do Clube de Desportos da Costa do Sol, chamou-me atenção aquando da sua intervenção sobre observância da testagem aos jogadores e do staff técnico, referindo que “apesar da testagem não ser um item obrigatório do protocolo sanitário, como forma de preservar a saúde dos seus elementos decidimos fazer a testagem”, citamos. Saudei a iniciativa dos canarinhos, mas fiquei “aparvalhado” pela referência à não obrigatoriedade da testagem, item que acabou sendo excluído do protocolo sanitário.

Joca Estêvão
{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..