Jornal Desafio
DESTAQUE » MALHANGALENE DE TICO-TICO “MADODA” E OUTROS CRAQUES
OPINIÃO

MALHANGALENE DE TICO-TICO “MADODA” E OUTROS CRAQUES

Nas últimas décadas o Bairro da Malhangalene é referenciado pela figura de Tico-Tico, melhor marcador de todos os tempos dos “Mambas”, que nasceu no histórico Bairro da Mafalala. Até porque o ex-capitão dos “Mambas” iniciou-se no Estrela Vermelha, um clube localizado perto da casa onde residia.

 

Sabe-se que, depois, na companhia de alguns amigos, decidiu-se por jogar pelo Desportivo. Ainda nos primeiros anos de formação foi jogar por uma época no Maxaquene, regressando ao Desportivo, de onde foi para o Sporting de Portugal, sem sucesso, passando pelo Estrela de Amadora. O seu regresso a Moçambique foi forçado pela vontade de representar a Selecção Nacional e o destino colocou Jomo Sono no seu caminho, que o levou para fazer uma carreira marcante, como também brilhante na África do Sul, com a camisola do Jomo Cosmos, Orlando Pirates, Supersport United, Maritzburg e durante muito tempo foi o melhor marcador estrangeiro na “terra do rand”.

O escritor Juvenal Bucuana, irmão mais velho de Tico-Tico, que nasceu em Xai-Xai, residiu na Malhangalene, depois de ter vivido no Bairro Indígena, por onde também cresceu Agostinho do Rosário, actualmente Primeiro-Ministro.

Por: Joca Estêvão

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..