Jornal Desafio
DESTAQUE » O LEGADO DE MATINE E CRAVEIRINHA
DUPLO DUPLO

O LEGADO DE MATINE E CRAVEIRINHA

Na semana antepassada o desporto nacional despediu-se de Augusto Matine e Stélio Craveirinha, duas figuras que para além de se terem destacado como atletas e treinadores de futebol e atletismo, respectivamente, foram marcantes pelo seu carácter sincero, frontal e, acima de tudo, vertical na defesa dos caminhos que consideravam correctos, quer para o alcance de resultados desportivos supremos, como também na condução de seus atletas para uma vida sucedida fora dos campos e das pistas.

 

Por essa sinceridade, frontalidade e verticalidade, quer Augusto Matine assim como Stélio Craveirinha foram vezes sem conta incompreendidos, arranjaram uma espécie de inimigos no panorama desportivo nacional, não porque teriam feito mal a alguém, mas sim porque ousaram em levantar voz e apresentar ideias sobre o que consideravam certo para o desenvolvimento do futebol e atletismo nacional.

Todos se lembram de como Matine regressou ao país, com a cabeça a arder de ideias e crença nas acções de desenvolvimento do futebol nacional e que deveriam passar por levar a cabo um trabalho árduo de que ele mesmo queria fazer parte. Todos estão recordados que quando Matine regressou, em 2000, e começou a trabalhar na Federação Moçambicana de Futebol (FMF), e cedo apercebeu-se que aquela instituição tinha enormes limitações para levar a cabo os seus propósitos, sendo que no que tange à formação de atletas num espaço próprio havia o crónico problema da falta de campos. Foi então que Matine desenhou o projecto da parceria entre a FMF e o Clube 1º de Maio, para o uso do campo dos alvi-rubros, no Bairro da Maxaquene, na cidade de Maputo, que passou a servir de “Casa das Selecções Nacionais”.

Narciso Nhacila

narciso.nhacila@snoticias.co.mz

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..